Mobilidade sustentável

Apostamos em novas soluções.

Frota de veículos

Sendo o modo rodoviário responsável por parte significativa da energia final consumida pelos CTT, é imperativo o desenvolvimento de medidas que visem a sustentabilidade desta atividade.

Para tal, a empresa definiu metas ambientais com as quais se compromete para os próximos anos e até ao final desta década: operar com 50% de veículos elétricos na última milha até 2025 e 100% até 2030.

As soluções distribuem-se em três áreas de atuação: o desenvolvimento tecnológico, a gestão da mobilidade e a adoção de comportamentos seguros na condução.

Frota alternativa

Possuímos uma das maiores e mais modernas frotas nacionais de veículos, procurando expandi-la através de soluções economicamente eficientes e amigas do ambiente. No final de 2022, os veículos elétricos correspondiam já a cerca de 16% do total.

frota-alternativa-ctt

Fonte: Relatório Integrado de 2022

Os veículos elétricos não emitem partículas de NOx durante a sua utilização e, como adquirimos 100% da eletricidade de origem renovável, o impacto carbónico destas viaturas elétricas é nulo na fase de uso, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nas cidades.

O reforço da nossa frota elétrica last-mile permite a entrada em operação de hubs totalmente elétricos. Nos locais servidos por estes centros, a distribuição regular de correio e encomendas é efetuada sem emissão de poluentes.

Por outro lado, integração de veículos convencionais – movidos a combustíveis fósseis – mais modernos tem permitido otimizar os custos operacionais e reduzir os impactes negativos da sua utilização.

Sendo a transição energética uma tendência incontornável nos dias de hoje, pretendemos continuar este percurso promovendo a eficiência ao nível do consumo de combustíveis fósseis e o consumo de eletricidade a partir de fontes renováveis e apoiando a transição para uma incorporação sustentada e cada vez maior de veículos elétricos e/ou movidos a combustíveis alternativos na frota, com o objetivo de operar com 50% de veículos elétricos na última milha até 2025 e 100% até 2030.

Programa de Mobilidade Sustentável

No âmbito deste programa, temos implementado e participado em diversas iniciativas, como:

  • A inventariação e conhecimento da nossa pegada carbónica, como o cálculo do commuting dos nossos colaboradores;
  • A disponibilização de test-drives para os nossos colaboradores e para o público em geral;
  • A adesão à Semana Europeia da Mobilidade;
  • A adesão ao PMEL – Pacto de Mobilidade Empresarial da cidade de Lisboa e ao Pacto do Porto para o Clima;
  • A participação no Drivers’ Challenge, uma competição internacional de eco condução do setor postal, promovida pelo International Post Corporation (IPC);
  • A adesão ao Green Postal Day, uma iniciativa também promovida pelo IPC que pretende tornar visíveis os esforços dos operadores postais na luta contra as alterações climáticas e na redução de emissões carbónicas;
  • A adoção do Programa de Prevenção Rodoviária dos CTT.