Economia circular

Uma aposta rumo à descarbonização.

As novas iniciativas no campo economia circular é dos focos da empresa no caminho que se propôs tomar até 2030. Temos uma meta declarada de incorporar materiais reciclados ou reutilizados em todos os produtos da nossa oferta, até essa data, com uma meta intercalar de 80% até ao final de 2025.

Neste momento, já incorporamos estes materiais em 54,9% da oferta. Estamos no bom caminho!

Iniciativa premiada

Orgulhamo-nos de ter recebido o Prémio Coups de Coeur, da responsabilidade da PostEurop, para a iniciativa de reconversão de máscaras sanitárias inutilizadas em materiais novos. A iniciativa nasceu de uma parceria com uma spin-off da Universidade do Minho, a To-Be-Green, que reciclou as máscaras em objetos decorativos, como enfeites de Natal. Atualmente, estamos a incorporar este produto reciclado nos tabuleiros utilizados nas operações de tratamento de objetos de correio, expresso e encomendas.

Embalagem reutilizável e outros projetos

Os CTT lançaram um piloto de uma embalagem reutilizável para entrega de encomendas, que tem o potencial de poder ser reutilizada até 50 ciclos de envio. Além disso, temos um projeto-piloto de farripas de papel 100% recicladas, produzidas a partir de papel usado no nosso maior centro de produção e logística, em Lisboa. As farripas encontram disponíveis em algumas Lojas CTT para o enchimento das embalagens na zona de Preparação de Envios.

Ao nível da gestão de resíduos, mantemos as nossas práticas de gestão interna e de encaminhamento para o destino final mais adequado. Promovemos a separação do lixo e as soluções de valorização, em vez de enviar os resíduos para um aterro. A taxa de valorização dos resíduos está, neste momento, em 99,1%, ao mesmo tempo que mantemos o compromisso de não aumentar, a cada ano, o nosso consumo de papel.