Embalar

Cuidados que garantem a segurança do envio

Regras gerais 

Todos os objetos 

Todos os objetos devem ser embalados:

  • em embalagens adaptadas às condições de transporte, à forma e à natureza do conteúdo
  • de maneira a não afetarem a saúde de quem os vai manipular e a não estragarem ou sujarem outros objetos

Objetos que se podem estragar, como produtos alimentares

Os CTT garantem o transporte de produtos perecíveis, mas deve ter um cuidado extra no seu embalamento. Por exemplo, alguns produtos alimentares devem ser colocados em embalagens hermeticamente fechadas.

No caso dos produtos industriais ou vegetais, as embalagens fechadas pela fábrica ou por uma autoridade certificadora são suficientes para os proteger.

Os CTT não podem assegurar as condições necessárias para o transporte de produtos com temperatura controlada, como frescos ou congelados ou outros produtos. Se desejar usar a nossa rede para os enviar, o embalamento é da sua responsabilidade e o risco de deteoração fica por conta de quem envia.

Objetos de uma só peça 

Objetos que são só uma peça de madeira ou metal, por exemplo, não precisam de embalagem. Nestes casos, o endereço de destino deve ser escrito diretamente no objeto ou numa etiqueta colada no objeto.

Embalagens de madeira não processada 

Têm de cumprir as exigências impostas pelo Decreto-Lei n.º 95/2011, de 7 de outubro.

Correio Editorial e publicações periódicas

Devem ser acondicionados com cintas ou embalados em rolos, maços, envelopes de papel ou de plástico que:

  • protejam suficientemente o conteúdo
  • permitam que o conteúdo possa facilmente ser verificado

Livros

Não têm de ser enviados em embalagens fechadas. Se forem, as embalagens poderão ser abertas para classificarmos o conteúdo.

Autorização para circular em embalagens fechadas

Se expedir Correio Editorial e publicações periódicas em grande quantidade, pode enviá-los em embalagens fechadas, mas só se:

  • obtiver uma autorização, que será válida durante um ano
  • escrever na embalagem o número do despacho da autorização.

Correio Publicitário Endereçado

Deve ser enviado em embalagens fechadas. As embalagens poderão ser abertas para classificarmos o conteúdo.

Correio Verde

As embalagens devem ser fechadas usando exclusivamente o sistema de fecho autocolante incluído na embalagem pré-paga. Se o sistema de fecho for reforçado, o Correio Verde será devolvido ao remetente.

Reforçar sistemas de fecho

É livre de reforçar o sistema de fecho dos seus objetos postais, exceto se usar o serviço de Correio Verde.

Correio Editorial, Jornais e Publicações periódicas, Livros, Envios para cegos, DM, DM Eco, DM Mailer, DMI e DMI Eco

Se enviar com algum destes serviços, tem de garantir que a embalagem pode facilmente ser aberta para verificação. Por isso, deve:

  • usar um método de fecho que possa ser revertido sem risco para o seu objeto e para as pessoas (por exemplo, com fita adesiva ou clipes) 
  • escrever, junto do fecho de reforço, a indicação de que o objeto não está fechado (por exemplo, “objeto não fechado” ou “pode abrir-se para verificação postal”)
  • se não for evidente, escrever a indicação de como usar o sistema de fecho (por exemplo, “para abrir, levantar a patilha; para fechar, tornar a colocá-la na base”)

Por exemplo, se usar fita adesiva, deve colá-la sobre uma superfície polida, para que possa, mais tarde, ser descolada e colada de novo. Além disso, deve escrever “objeto não fechado” junto do fecho que foi reforçado com fita adesiva.

Se usar agrafes para reforçar o sistema de fecho, a correspondência deixa de estar normalizada.

Envelopes com as bordas coloridas 

São exclusivos para correio enviado por via aérea.

Cuidados especiais com alguns objetos

No circuito de distribuição, todos os objetos são tratados da mesma forma, mesmo que tenham conteúdos frágeis ou potencialmente perigosos.

Quem envia tem a responsabilidade de embalar os objetos postais de modo a protegê-los e a garantir que não põem em risco, nem os outros objetos postais, nem as pessoas que distribuem correio.

Não é permitido enviar embalagens que tenham a indicação “Frágil”. Se alguma embalagem tiver essa indicação, será riscada.

A exceção é o serviço de Encomendas Expresso, ao qual se pode acrescentar o serviço adicional Frágil, que garante um tratamento manual da sua encomenda.

Se for necessário verificar se os objetos estão devidamente embalados, o envio pode ser adiado, comprometendo o prazo de entrega.

Equipamentos com pilhas e baterias de lítio

Antes de embalar, é preciso garantir que:

  • as pilhas e as baterias de lítio estão protegidas contra curto-circuitos e outros danos
  • os equipamentos que as contêm não permitem que elas comecem a funcionar acidentalmente

As  pilhas e baterias de lítio têm de ser acondicionadas dentro dos respetivos equipamentos.

Saiba mais sobre os cuidados que deve ter quando envia equipamentos com pilhas ou baterias de lítio

Vidros e outros objetos frágeis

Devem ser embalados em caixas resistentes (de metal, madeira, plástico ou cartão). As caixas devem ser preenchidas com material adicional (palha de madeira ou plástico com bolinhas/bolha, por exemplo) que evite que os objetos choquem entre si ou com a própria caixa.

Líquidos ou sólidos que derretem facilmente

Devem ser fechados em recipientes perfeitamente estanques. Por sua vez, os recipientes devem ser embalados dentro de uma caixa resistente (de metal, madeira, plástico ou cartão). Essa caixa deve ser preenchida com material absorvente (serradura ou algodão, por exemplo) em quantidade suficiente para absorver todo o líquido, no caso de o recipiente se quebrar.

Matérias gordurosas que não derretem facilmente 

(por exemplo, unguentos, sabões moles ou resina)

Devem ser fechadas num 1.º invólucro (saco de pano ou de plástico, por exemplo). Esse 1.º invólucro deve ser fechado dentro de uma caixa (de madeira ou metal, por exemplo) que impeça fugas. O mesmo deve ser feito com os ovos de bichos-da-seda.

Pós secos corantes 

(por exemplo, anil)

Devem ser fechados em caixas de metal totalmente estanques. Essas caixas devem ser embaladas dentro de uma 2.ª caixa (de madeira ou plástico, por exemplo) bem resistente e preenchida com uma substância absorvente (serradura ou algodão, por exemplo).

Pós secos não corantes

Devem ser fechados num recipiente bem resistente (de metal, madeira, plástico ou cartão). Esse recipiente deve ser embalado dentro de uma caixa.

Abelhas vivas, parasitas e sanguessugas

Devem ser fechadas em caixas, de maneira a evitar qualquer perigo para os animais e para quem vai manusear as caixas.

Cinzas funerárias

Têm de ser enviadas fechadas dentro de uma urna funerária. Essa urna deve ser colocada dentro de uma embalagem externa resistente e preenchida com um material protetor. Se existir um certificado de incineração, deve estar visível ou ser facilmente acessível. Antes de enviar para o estrangeiro, quem envia é responsável por obter todas as autorizações necessárias no país de destino.

Para saber mais sobre cuidados especiais nos envios de Encomendas Expresso, ver o Guia de Embalamento e Acondicionamento

Precisa de mais informações ou ajuda?

Consulte a ajuda ou contacte-nos.