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                                                      Assumir responsabilidades ambientaisCom este programa, criamos condições para que possa transformar as suas preocupações ambientais em medidas concretas, sem grandes custos.
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                                                      Beneficiar de preços mais competitivosPor usar materiais amigos do ambiente, tem acesso a um preço reduzido nos envios.
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                                                      Dar provas de cuidar do ambienteO símbolo de certificação sustentável atesta a sustentabilidade ecológica da sua campanha e dá aos seus clientes a certeza de que se preocupa com o ambiente.
Como funciona
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    		Envie o formulário de adesão e os comprovativosPreencha o formulário de adesão, assinalando os critérios ecológicos que a sua campanha cumpre. Por cada critério que assinalar, tem de entregar um comprovativo. Envie-nos o formulário e os comprovativos para pse.comercial@ctt.pt. Em alternativa, pode entregá-los numa Loja CTT ou ao seu gestor comercial. A adesão só é válida por uma campanha. Se fizer uma nova campanha, tem de aderir novamente. 
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    		Aguarde a aprovaçãoAvaliamos a certificação sustentável da sua campanha: - verificamos os comprovativos que nos enviou - por cada critério que a sua campanha cumprir, obtém pontos (o número de pontos atribuído a cada critério depende do serviço de correio publicitário que usar) 
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    		Beneficie de preços competitivosSe a sua campanha obtiver um total igual ou superior a 45 pontos para certificação sustentável, tem acesso a preços reduzidos nos envios de correio publicitário: - Publicidade não endereçada com segmentação - Infomail 
Símbolo de certificação sustentável
Há várias versões deste símbolo. Escolha a que melhor se adapta à sua peça publicitária. 
Se usar envelopes standard, aconselhamos que imprima o símbolo na zona abaixo do remetente.
Veja o kit de normas do símbolo de certificação sustentável
Critérios de avaliação
Para avaliarmos se a sua campanha é sustentável, vamos ter em conta:
- Gestão de bases de dados
Estes critérios só se aplicam aos envios Direct Mail:
- Aluguer ou aquisição de uma base de dados externa de qualidade (B2C/B2B)
- Utilização de serviços para melhorar a qualidade dos dados (atualização de códigos postais, normalização de endereços, validação de pontos de distribuição, eliminação da informação duplicada sobre moradas, empresas e pessoas)
Este critério só se aplica aos envios de Publicidade Não Endereçada Com Segmentação:
- Segmentação dos contactos: utilização dos serviços Geocontacto Plus, Geomarketing ou um serviço similar
- Normativas ambientais
- Entidade que assegura a produção gráfica com certificação ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental) ou EMAS (Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria)
- Pelo menos 1 operador da cadeia de fornecimento com certificação FSC (Forest Stewardship Council) ou PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes)
- Recursos sustentáveis
- Utilização de papel virgem proveniente de florestas sustentáveis, com certificado FSC (Forest Stewardship Council) ou PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes)
- Utilização de papel 30 % reciclado
- Utilização de tintas ambientais
- Reciclabilidade
- Utilização de materiais não compósitos ou compósitos com matéria orgânica, que podem ser colocados num só ecoponto
- Indicação na embalagem de qual o ecoponto onde deve ser colocada