Como funciona

Registe a sua empresa e faça-nos chegar os produtos. Nós tratamos do resto.

1. Crie uma conta no portal

A adesão é fácil e não tem custos. Em apenas 1 dia pode começar a trabalhar connosco.

Como fazer o registo

Se for um novo cliente

  1. Crie uma conta
  2. Preencha o formulário de adesão com os dados da sua empresa.
  3. Digitalize e faça upload do documento de identificação de quem representa legalmente a empresa.
  4. Faça download do formulário de autorização do débito direto e preencha-o.
  5. Envie-nos o formulário de autorização de débito direto por email para vendas.contratuais@ctt.pt com a seguinte informação:
    • No assunto do email / subject, coloque “CTT Logística - autorização débito direto”.
    • No corpo do email, indique o nome e NIF da empresa, e anexe o formulário do débito direto assinado.

Quando recebermos o formulário de autorização de débito direto preenchido e assinado, fica concluído o processo de adesão. Em 24 horas, pode começar a fazer o seu catálogo de produtos no nosso portal.

Se já for cliente contratual dos CTT

Contacte o seu gestor de cliente.

2. Crie o catálogo de produtos e escolha o plano logístico

Catálogo de produtos

O catálogo de produtos é uma lista de todos os produtos que vai ter em stock no nosso armazém. Essa lista deve incluir:

  • as características de cada produto
  • o plano logístico a aplicar a cada um deles.

Cada referência no seu catálogo é considerada um produto diferente. Pode ter em stock vários artigos com a mesma referência e são todos considerados o mesmo produto, mas com vários exemplares. Por exemplo: pode ter em stock 10 camisolas amarelas, 5 camisolas com o tamanho S e 5 camisolas com tamanho M. Neste caso, tem em stock 2 referências diferentes cada uma com 5 unidades.

Como criar um catálogo

Para criar um catálogo, basta adicionar produtos. Pode fazê-lo de 3 maneiras na sua área reservada do Portal Logística:

  • manualmente, produto a produto
  • importando um ficheiro com a lista completa de produtos (pode fazer download do template deste ficheiro no portal)
  • através da integração com serviços como o Shopify ou o WooCommerce.

Planos logísticos

Para cada produto (referência) que incluir no catálogo, tem de escolher um plano logístico. Existem dois planos:

  • Plano Base: Quando chegam ao armazém, os produtos com este plano não têm qualquer tratamento. A sua quantidade é conferida na receção, são arrumados e são enviados tal como chegam (não são acondicionados ou embalados em caixas).
  • Plano Plus: Quando chegam ao armazém, os produtos com este plano logístico são, caso seja necessário, etiquetados e/ou, é conferida a sua quantidade e é verificada a qualidade de uma amostra de 10% dos produtos. Quando são enviados, os produtos são acondicionados e embalados em caixas ou saquetas para que possam ser transportados.
Plano 
Base Plus
Receção Receção da mercadoria Sim Sim
Conferência quantitativa Sim Sim
Conferência qualitativa de produtos (10 % da mercadoria) x Sim
Separação de produtos (por referência) x Sim
Registo no sistema e arrumação dos artigos Sim Sim
Produção e etiquetagem dos produtos x Sim
Preparação Embalamento em saqueta CTT Sim Sim
Embalamento em caixa de cartão x Sim
Impressão de documentos de transporte Sim Sim
Devolução Receção e processamento de devoluções de clientes Sim Sim
Conferência de produtos devolvidos, quantitativa e qualitativa Sim Sim
Re-arrumação Sim Sim

Serviços adicionais

Pode adicionar aos planos serviços que lhe permitem personalizar as entregas e ajustar os processos logísticos às necessidades específicas do seu negócio.

Conhecer os serviços adicionais

3. Prepare os seus produtos

Assegure-se de que os produtos que vai enviar para o nosso armazém estão bem embalados e acondicionados. Escolha a melhor embalagem para o peso, tamanho e fragilidade do produto.

Consulte o nosso guia de embalamento e acondicionamento.

4. Envie-nos os seus produtos

Antes de nos enviar os produtos tem de nos informar. Depois, pode pedir-nos para os recolhermos ou enviá-los diretamente para o armazém.

É muito importante que nos avise quando nos vai enviar produtos. Essa informação permite-nos ser mais eficientes a receber a mercadoria e a disponibilizá-la para venda.

Como enviar os produtos

1.º passo - Enviar informação sobre os produtos

Na sua área reservada do portal, aceda a “Armazém > Entradas de stock" e selecione “Reforçar stock”:

  • se for a primeira vez que nos vai enviar exemplares dos produtos, primeiro deve garantir que os produtos já estão carregados em catálogo.
  • se já tiver exemplares dos produtos no nosso armazém, apenas deve indicar quantos exemplares vai enviar.

Se não nos informar, quando chegarem ao armazém, os produtos serão colocados em espera. Vai receber um aviso através do portal para criar um reforço de stock que corresponda aos produtos que recebemos. Só depois podemos começar a aceitar encomendas para esses produtos.

2.º passo - Enviar os produtos ou pedir a recolha

Só nos pode enviar os produtos depois de os ter incluído no seu catálogo.

Use esta morada para nos enviar os produtos:

EDIFÍCIO CTT EXPRESSO - MARL
Lugar do Quintanilho
2664-500 SÃO JULIÃO DO TOJAL

Se precisar, disponibilizamos um serviço de recolhas em Portugal continental:

  1. Entre na sua área reservada do portal.
  2. Escolha os produtos para os quais pretende a recolha.

Consulte os preços do serviço de recolha.

5. Comece a vender

Venda os seus produtos sem preocupações

Depois de os recebermos, os produtos ficam disponíveis para venda em menos de 24h. A integração com várias plataformas de venda - como o Shopify e o WooCommerce - permite-lhe gerir todos os stocks em simultâneo e enviar os produtos quando tiver vendas nas plataformas.

Ofereça rapidez nas entregas

Existem 2 soluções de distribuição.

Entregas Ibéricas Entregas Internacionais
desde 1 dia útil desde 1 dia útil | desde 3 dias úteis
consultar prazos de entrega nos vários destinos

consultar prazos de entrega da opção "desde 1 dia útil"

consultar prazos de entrega da opção "desde 3 dias úteis"

Seguir a entrega (Track & Trace) Sim Sim
Entrega no domicílio Sim Sim
Entrega num Ponto de Contacto CTT Sim x
Notificações por SMS e email Sim x
Serviços adicionais

(€) – Serviço adicional pago

Junte serviços adicionais às soluções de distribuição para oferecer aos seus clientes uma experiência de compra única, como a possibilidade de definir o dia, a hora e o local de entrega das encomendas, entre outras facilidades.

Quer enviar vários produtos para a mesma pessoa?

Não há problema. Uma encomenda pode ser composta por um ou mais produtos, com a mesma referência ou com referências diferentes.

O nosso objetivo é sempre fazer apenas um envio por cada encomenda. Por isso, sempre que possível, vamos colocar todos os produtos numa só embalagem. No entanto, devido ao peso ou tamanho dos produtos, pode ser preciso dividir a encomenda em duas ou mais embalagens.

6. Pague apenas quando faz uma venda

Só paga os custos de armazenamento, preparação e distribuição quando enviarmos os produtos – ou seja, quando os vende. No entanto, se ao fim de dois meses um produto não tiver sido vendido, o valor do armazenamento desse produto é-lhe cobrado.

Após o pagamento dos dois meses de armazenamento, apenas voltará a pagar por esse serviço:

  • quando o produto sair do armazém, ou
  • se passarem novamente dois meses e o produto ainda estiver no armazém.

Modalidades de pagamento

O pagamento é feito por débito direto na sua conta bancária. Se já tiver outro contrato connosco, o meio de pagamento utilizado será aquele que já tiver associado ao seu contrato.

Precisa de mais informações ou ajuda?

Consulte a ajuda ou contacte-nos.