Loja no Facebook

A criação e instalação da Loja no Facebook é um processo rápido, simples e sem configurações complicadas.

Checklist para a configuração da loja no Facebook:

  • Para concluir a configuração da app Loja no Facebook deve ter a sua loja online publicada;
  • Ter página comercial no Facebook e respetivo acesso de administrador;
  • Ter conta no Gestor de Negócios do Meta Business Suite e ser adminstrador;
  • A Loja no Facebook requer aprovação do Meta Business Suite e tem em conta o tipo de negócio:
    • A loja tem de comercializar produtos físicos. Saiba mais sobre os requisitos de elegibilidade do catálogo para lojas do Facebook;
    • Páginas com restrições de país ou de idade não são suportadas, tal como a opção de mensagem para compra. Saiba mais sobre os conteúdos proibidos.

Importar catálogo através do Gestor de Negócios do Facebook

No detalhe da sua app tem acesso ao(s) URL(s) do(s) seu(s) catálogo(s). O próximo passo é importar os mesmos para o Gestor de Negócios do Facebook.

Para o fazer deve ter uma página de negócio criada no Facebook. De outra forma, não será possível configurar a loja nesta plataforma.

Caso não tenha uma conta no Gestor de Negócios pode fazê-lo facilmente aqui.

Posteriormente, precisa apenas de adicionar a sua página de negócio ao Gestor de Negócios.

Conectar a página comercial ao Gestor de Negócios

Caso não tenha uma conta no Gestor de Negócios, registe-se aqui. Posteriormente, adicione a sua página comercial de Facebook ao Gestor de Negócios, no Meta Business Suite.

Abra o Gestor de Negócios, crie a sua conta e aceda a Definições. Selecione o separador Informações da conta comercial e clique em Aceder às Definições do negócio.

App Loja no Facebook fig1

Nas Definições do negócio, selecione o menu Contas e de seguida o menu Páginas. Dentro desta subsecção, clique em Adicionar e depois na opção Adicionar uma Página.

App Loja no Facebook fig2

Caso seja proprietário da página, esta fica automaticamente associada ao Gestor de Negócios. Se não tiver uma página de comércio, através deste processo será também possível criar uma nova página ao clicar na última opção Criar uma Página nova.

Configurar a app Loja no Facebook

App Loja no Facebook fig3

No detalhe da app Loja no Facebook, no menu Apps / Canais de venda, deve configurar a forma como o catálogo será importado. 

Passo 1 - Selecione o tipo de filtro

Este filtro permite definir a forma como o catálogo de produtos é importado. Pode optar por criar um feed de produtos que inclui ou exclui determinadas categorias da  sua loja.

Caso a sua loja esteja no plano Corporate Plus, deve ter em conta que os produtos configurados como exclusivos de revenda não serão importados para o catálogo.

Passo 2 - Defina as categorias a incluir ou excluir

Atendendo à escolha do tipo de filtro, no primeiro passo, selecione as categorias, subcategorias e sub-subcategorias a incluir ou excluir no feed de produtos que é importado.

Passo 3 - Verifique o URL

Para verificar o domínio da sua loja, aceda ao Gestor de Negócios do Meta Business Suite e selecione o menu Segurança de marca / Domínios. Neste menu clique em Adicionar e de seguida escolha a opção Criar um domínio novo.

App Loja no Facebook fig4

Coloque o seu domínio no campo Nome do domínio (ex. nomeloja.lojasonlinectt.it ou um domínio próprio como nomeloja.pt, caso o tenha definido como primário) e clique em Adicionar.

Selecione a opção Adicionar uma meta-tag ao seu código fonte HTML e copie a meta-tag que é fornecida no ponto 1:

App Loja no Facebook fig5

De seguida, aceda novamente à página da configuração da app Loja no Facebook, menu Apps/Canais de venda na área de gestão da sua loja, e cole a meta-tag no campo Tag de HTML (Verificar URL).

Após terminar as configurações da app e clicar em Gravar dados, aceda novamente ao pedido de verificação do domínio no Gestor de Negócios do Meta Business Suite e clique em Verificar domínio.

Passo 4 - Origem de dados do título do produto

Este campo permite selecionar a informação do produto que define o título do produto no canal de vendas. Pode optar por enviar o Título do produto ou o Título da página do produto

Passo 5 - Origem de dados da descrição do produto

Este campo permite selecionar a informação do produto que define o conteúdo da descrição do produto no canal de vendas. Pode optar por enviar a Descrição do produto ou a Meta-Description.

Passo 6 - Opções de produto

Este campo permite não incluir as opções dos seus produtos. Ao fazê-lo os produtos são importados pelo título genérico sem as respetivas combinações.

Importar o Catálogo para o Gestor de Comércio

Para realizar a importação do catálogo de produtos, tem de criar um catálogo no Gestor de Comércio do Meta Business Suite.

Para criar o catálogo pode aceder ao Gestor de Negócios do Meta Business Suite e, na barra de navegação lateral, selecione o item Todas as ferramentas e escolha a opção Gestor de Comércio. Pode também aceder diretamente ao Gestor de Comércio do Meta Business Suite aqui.

App Loja no Facebook fig6

No menu do Gestor de Comércio, deve escolher a opção Adicionar catálogo.

App Loja no Facebook fig7

Na criação do catálogo escolha as seguintes opções:

  • Escolha a opção Comércio eletrónico;
  • Escolha a opção Carrega informações do produto;
  • Defina o proprietário do catálogo;
  • Dê um nome ao teu catálogo;
  • Clique em Criar.

Após este procedimento o seu catálogo está criado. Para o visualizar, clique na opção Ver catálogo.

Na página de gestão do catálogo dará início ao processo de importação para adicionar os artigos da sua loja online. Para importar o catálogo deve realizar os seguintes passos:

  • Aceda ao menu Catálogo e de seguida Fonte de dados;
  • Escolha a opção Data feed;
  • No passo Começa, selecione a opção Sim em resposta à questão "Está tudo pronto para carregar a folha de cálculo ou o ficheiro?";
  • No passo Escolher um ficheiro, selecione a opção Usar URL e coloque o URL do catálogo que surge no detalhe da app e que termina em .xml/1. Não será necessário preencher os campos Nome de utilizador e Palavra-passe que são apresentados após colocar o URL de catálogo;
  • Selecione Seguinte para continuar a importação do catálogo.

App Loja no Facebook fig8

Pode copiar diretamente o URL do catálogo recorrendo ao botão que é apresentado após o campo do URL de catálogo da sua loja.

  • No passo Definir horário, escolha as opções de agendamento e atualização do seu catálogo;
  • No passo Carregar, confirme as definições do feed de dados e na opção Moeda predefinida, escolha o tipo de moeda da sua loja (ex. EUR - Euro);
  • No passo Corrigir colunas, se não for necessária qualquer correção, clique em Carregar;
  • Aguarde pela conclusão do processo e pelo relatório de importação.

Na app Loja no Facebook (menu Apps / Canais de venda) são disponibilizados mais do que um catálogo (por ex: .xml/1,.xml/2, etc.). Cada catálogo ou ficheiro xml contém até 500 produtos, pelo que apenas deve importar os restantes URLs de catálogo (feed) apresentados na app caso tenha mais de 500 produtos na sua loja. Assim, caso seja necessário carregar mais do que um catálogo de produtos, aceda ao menu Catálogo/Fontes de dados, clique na opção Adicionar novo feed e volte a repetir os passos de importação do catálogo.

Criar uma loja no Gestor de Comércio

Terminada a importação, e ainda dentro do catálogo criado, deve aceder ao menu Lojas, a partir do qual terá de configurar a loja. Para iniciar esta configuração deve clicar em Aceder às lojas. Pode também começar a criar a sua loja aqui.

App Loja no Facebook fig9

Para configurar a loja deve efetuar os seguintes passos:

  • Escolha a opção Facebook e clique em Seguinte;

App Loja no Facebook fig10

  • No passo seguinte, confirme ou altere cada uma das secções apresentadas: Informações do negócio, os Canais de vendas, Produtos e Métodos de pagamento;
  • Na secção Canais de vendas deve ter selecionada a página de Facebook em que quer criar a loja;
  • Na secção Produtos deve ter selecionado o catálogo de produtos correto, ou seja, aquele em que importou os seus produtos através de um ficheiro xml. Após selecionado um catálogo não será possível alterar o catálogo associado à loja.

Caso não tenha começado por criar um catálogo, será criado um catálogo de forma automática. Depois, deve apenas importar o catálogo dos produtos da app Loja no Facebook (menu Apps/Canais de venda na área de gestão da sua loja), para o catálogo criado no Gestor de Comércio do Meta Business Suite.

  • Na secção Métodos de pagamento selecione a opção Finalizar o pagamento noutro site;
  • Após a confirmação de todos os dados, clique em Seguinte;
  • No passo Para onde enviam? deve selecionar todos os países para onde pretende enviar os seus produtos, ativar a opção Ao enviar a sua loja para revisão está a aceitar o nosso Acordo do vendedor, e, por último, clicar em Terminar configuração.


App Loja no Facebook fig11

Caso verifique alguma dificuldade neste processo, pode também consultar os artigos de suporte do Meta Business Suite:

Ao terminar este processo a sua loja ficará pendente de aprovação por parte da equipa do Meta Business Suite. Este processo pode demorar vários dias. Quando tiver aprovação, vai surgir uma mensagem de confirmação com o botão que permite Publicar a loja, no menu Visão geral do Gestor de Comércio do Meta Business Suite.

App Loja no Facebook fig12

Os seus produtos irão surgir na secção Loja na sua página de Facebook. A partir do Gestor de Comércio e da secção Lojas, pode fazer alterações na disposição dos produtos e no layout deste canal de vendas na página de negócio no Facebook.

Aviso: Caso a sua loja tenha sido reprovada pelo Meta Business Suite, e considere que cumpre com os requisitos de elegibilidade, pode pedir uma nova revisão. Sugerimos que leia artigo de suporte do Meta Business Suite para o fazer.

Perguntas frequentes

Posso configurar a loja no Facebook durante o período experimental ou sem ter a loja publicada?

Para que consiga efetuar todas as configurações necessárias para ativar a funcionalidade de loja no Facebook do Meta Business Suite deve ter a loja publicada.

Não consigo associar a minha página comercial do Facebook no Meta Business Suite.

Existem várias razões para não conseguir associar a sua página comercial no Meta Business Suite. Deixamos algumas das mais comuns:

  • Verifique se que tem acesso de administrador à página que está a tentar associar;
  • Certifique-se de que tem selecionada a conta do Meta Business Suite correta, como no exemplo abaixo;

App Loja no Facebook fig13

  • Faça a verificação do seu domínio no Gestor de Negócios do Meta Business Suite.



Porque é que tenho mais do que um URL de catálogo (Feed) na app Loja no Facebook?

Na app Loja no Facebook são disponibilizados mais do que um catálogo (ex: .xml/1, .xml/2, etc.). Cada catálogo ou ficheiro xml contém até 500 produtos, pelo que deve importar apenas o primeiro catálogo caso a sua loja tenha até 500 produtos.

Se a loja tiver mais de 500 produtos deve importar os catálogos necessários, de acordo com o número de produtos criados. Caso precise de importar mais do que um ficheiro xml, deve fazê-lo para o mesmo catálogo do Meta Business Suite.

Por que motivo não consigo importar o catálogo?

Podem ser vários os motivos que impedem a importação do catálogo no Meta Business Suite. Deixamos os mais comuns:

  • A loja ainda não se encontra publicada. Importe o catálogo para o Gestor de Comércio após publicar a sua loja;
  • Não tem a app Loja no Facebook ativa e corretamente configurada no menu Apps / Canais de venda.

Surgem erros ao importar o catálogo para o Meta Business Suite. Como corrigir?

Os catálogos disponibilizados na app Loja no Facebook estão preparados para serem importados no Meta Business Suite. Ainda assim, durante a importação podem surgir alguns erros ou avisos relacionados com as configurações da app ou da ficha técnica dos produtos.

Avisos mais comuns:

  • google_product_category;
  • fb_product_category;
  • out of stock;
  • a  imagem é demasiado pequena / grande.



Estes são apenas avisos ou sugestões de melhoria, não constituem um erro que impeça o carregamento dos produtos para a Loja no Facebook, pelo que pode concluir a importação do catálogo.

Erros mais comuns:

  • Erros relacionados com o título do produto: verifique o campo Origem de dados do título do produto da app e reveja o respetivo campo na ficha técnica dos produtos, de acordo com a opção que selecionou na app;
  • Erros relacionados com a descrição do produto: verifique o campo Origem de dados da descrição do produto da app e reveja o respetivo campo na ficha técnica dos produtos, de acordo com a opção que selecionou na app;
  • Erro “O seu ficheiro do feed de dados não tem algumas colunas relacionadas com as informações de inventário obrigatórias ou tem colunas que não reconhecemos”: este erro pode significar que está a importar um catálogo vazio. Verifique se já configurou a app na sua loja, se preencheu os campos necessários das fichas técnicas dos produtos ou se está a importar o URL de catálogo correto que é apresentado na app.



Os produtos vão automaticamente para a loja do Facebook ou é necessário adicioná-los manualmente?

Ao importar o URL do catálogo (Feed) a sincronização dos produtos é automática.

Quando vai ser feita a sincronização do catálogo?

A sincronização do catálogo é feita de acordo com as configurações que escolheu quando importou o feed de dados no catálogo do Gestor de Comércio do Meta Business Suite.

Pode verificar quando vai ser feita a próxima atualização ao aceder ao menu Catálogo / Fontes de dados, do Gestor de Comércio.

Criei novos produtos na plataforma dos CTT. Porque não aparecem na loja do Facebook?

Verifique os campos Incluir ou excluir categorias de produtos e Categorias na página de configuração da app Loja no Facebook, disponível no menu Apps / Canais de venda da área de gestão da sua loja online.

No campo Categorias deve incluir ou excluir todas as categorias, subcategorias ou sub-subcategorias nas quais tem produtos associados e que pretenda que sejam incluídos ou excluídos do catálogo a importar na loja no Facebook.

Se apenas indicar as categorias principais, os produtos associados a subcategorias ou sub-subcategorias não serão incluídos ou excluídos da importação.

Como preencher o campo Tag de HTML (Verificar URL)?

A verificação do domínio da loja online é feita no Gestor de Negócios do Meta Business Suite, no menu Segurança de marca / Domínios.

Para verificar o domínio deve escolher a opção Adicionar uma meta tag ao teu código fonte HTML e copiar a meta-tag que é fornecida (exemplo de meta-tag: <meta-tag=”Facebook-domain-verification” content=”sf9fjs9ka14jv0xmux0x6gghx7xgs2” />). Cole a meta-tag no campo Tag de HTML (Verificar URL) da app Loja no Facebook, disponível no menu Apps / Canais de venda na área de gestão da loja online.

Porque o meu domínio não é verificado pelo Meta Business Suite?

Um dos motivos mais comuns para o domínio de uma loja não seja verificado é o facto da loja ainda não se encontrar publicada. Publique a sua loja online e volte a tentar verificar o domínio.

Para além disso, certifique que copiou a meta-tag completa e que a inseriu no campo Tag de HTML (Verificar URL) da app Loja no Facebook, disponível menu Apps / Canais de venda na área de gestão de loja online.

Fiz todas as configurações e a loja não aparece no Facebook.

Para que possa utilizar as funcionalidades de loja do Meta Business Suite, a publicação da loja no Facebook requer a aprovação da equipa do Meta Business Suite. Para que uma loja seja aprovada deve cumprir com os requisitos de elegibilidade do comércio.

Pode verificar o estado da revisão da sua loja no menu Visão geral do Gestor de Comércio do Meta Business Suite. O processo de revisão da loja pode demorar vários dias.

Caso a sua loja já se encontre aprovada e ainda não apareça na sua página de Facebook, deve publicar a loja no menu indicado e clicar em Publicar loja.

A minha loja foi reprovada. Posso pedir uma revisão?

Se a sua loja foi reprovada pelo Meta Business Suite, e considere que cumpre com os requisitos de elegibilidade, sugerimos que possa verificar o feedback do Meta Business Suite sobre a reprovação da loja e pedir uma nova revisão. Pode obter mais informações no artigo de suporte do Meta Business Suite.

Os produtos na loja do Facebook aparecem com o botão “Enviar mensagem'' em vez de “Ver no site”. Como posso alterar?

O método de pagamento é escolhido quando cria a loja no Gestor de Comércio do Meta Business Suite.

Após criar a loja tem duas opções para alterar o método de pagamento:

  • Contactar o suporte do Meta Business Suite para pedir uma alteração;
  • Criar novamente a loja no Gestor de Comércio, de forma a conseguir selecionar o método de pagamento Finalizar o pagamento noutro site. Ao começar a criar uma nova loja, esta terá de ser novamente revista pela equipa do Meta Business Suite.