Veja o vídeo tutorial como importar catálogo para o Instagram.
Veja o vídeo tutorial como fazer a integração da página do Instagram.
As compras no Instagram transformam o seu negócio numa montra visual para uma comunidade de mil milhões de utilizadores explorar os seus melhores produtos.
Importar Catálogo através do Gestor de Negócios do Facebook
Este artigo irá explicar passo-a-passo como deve proceder para importar o(s) catálogo(s) da sua Loja Online CTT para o Gestor de Negócios do Facebook.
No detalhe da sua app, terá desde logo acesso ao(s) URL(s) do(s) seu(s) catálogo(s). O próximo passo, será importar o catálogo para o Gestor de Negócios do Facebook.
Para o fazer, precisará de garantir que tem uma página de negócio criada no Facebook. De outra forma, não será possível configurar a loja nesta plataforma.
Caso não tenha uma conta no Gestor de Negócios, poderá fazê-lo facilmente aqui. Posteriormente, precisará apenas de adicionar a sua página de negócio ao Gestor de Negócios.
Conectar a página de negócio ao Gestor de Negócios do Facebook
Abra o Gestor de Negócios e procure pelo separador Definições do negócio.
Posteriormente, dentro das definições do negócio, procure pelo separador “Contas>Páginas”. Dentro desta sub-secção, clique em “Adicionar>Adicionar uma Página”.
Caso seja proprietário da página, esta ficará automaticamente associada ao seu Gestor de Negócios. Se não tiver uma página de negócio, através deste processo será também possível criar uma nova página ao clicar na última opção “Criar uma Página nova”.
Importar o Catálogo para o Instagram
Para configurar a sua loja no Instagram, precisará de utilizar um perfil comercial do Instagram.
Posteriormente, precisará de associar este perfil à sua página de negócio. Nas Definições da sua página de negócio no Facebook, tem disponível a secção Instagram. Deverá iniciar sessão com o seu perfil comercial do Instagram e fazer a associação.
Após ter concretizado o passo anterior, deverá aceder novamente ao seu Gestor de Negócios no Facebook.
Posteriormente, efetue os seguintes passos:
- Aceder ao menu do Gestor de Negócios;
- Procurar pela secção Ativos;
- Dentro da secção Ativos, clicar no separador Catálogos;
- Na secção Catálogos, clicar em Criar catálogo.
Na criação do catálogo escolha as seguintes opções:
- Escolher a opção Comércio Electrónico;
- Escolher a opção Carregar informações de produto;
- Definir o proprietário do catálogo;
- Dar um nome ao seu catálogo;
- Clicar em criar.
Após este procedimento, o seu catálogo terá sido criado. Para aceder ao seu catálogo, clique sobre a opção ver catálogo.
Neste momento, deverá encontrar-se na página de gestão do seu catálogo. Deverá efetuar os seguintes procedimentos:
- Aceder ao separador Produtos;
- Clicar em Adicionar Produtos;
- Escolher a opção Use data feeds;
- Definir a opção de carregar o catálogo através de um horário;
Adicionar um URL do feed de dados. Deverá copiar e colar o URL do catálogo que surge no detalhe da app Loja no Instagram (menu Apps / Canais de Venda / Loja no Instagram);
Dica: Poderá copiar e colar diretamente o URL do catálogo no campo URL utilizando o ícone de copiar.
Posteriormente, conclui o processo de importação efetuando os seguintes passos:
- Adicionar os dados de utilizador com acesso ao URL de feed de dados (opcional);
- Agendar carregamentos automáticos do catálogo;
- Inserir um nome do feed de dados que irá importar;
- Selecionar o Euro como moeda para os seus produtos;
- Clicar em start upload.
Terminada a importação do catálogo, poderá consultar o estado dos seus produtos através do separador Produtos.
Caso seja necessário carregar mais do que um único catálogo de produtos, deverá voltar a repetir os procedimentos anteriores, mas através da área de definições do próprio catálogo criado anteriormente.
Procure pela opção Fontes de dados de produtos e clique na opção Adicionar produtos>Adicionar novo produto e volte a repetir os passos de importação do catálogo. Terá de repetir este procedimento um número de vezes igual ao número de catálogos disponíveis no detalhe da app. Por fim, aceda ao separador Usar Casos, que estará disponível dentro da página de detalhes do catálogo.
Nesta secção, encontrará uma sub-secção designada por “Compras no Instagram”, onde surge a opção “Associar perfil”. Clique nesta opção e associe o seu perfil comercial do Instagram.
Agora, bastará aguardar pela aprovação do catálogo e da sua loja. Este processo poderá demorar vários dias, mas quando o seu perfil for aprovado, receberá uma notificação no Instagram para começar a identificar produtos nas publicações.
Poderá consultar o estado de aprovação do perfil através do separador Diagnóstico que surge na área de gestão do catálogo.
Opções de produto
Terá disponível a opção de não incluir as opções dos seus produtos. Ao fazê-lo, os produtos serão importados pelo título genérico.
Exemplo:
Título genérico do produto: T-shirt CTT.
Opções de produto:
- Tamanhos: S, M, L e XL;
- Cor: Branco e Preto.
Exemplo de título do produto com opção: T-Shirt CTT Branca S. Ao selecionar a opção “Não incluir opções de produtos”, os produtos serão importados para o Instagram pelo título genérico e não pelo título da opção.
Notas importantes
- A loja do Instagram requer aprovação por parte do Facebook/Instagram;
- A loja tem de comercializar produtos físicos;
- Páginas com restrições de país ou de idade não são suportadas, tal como a opção de Mensagem para Comprar;
- A aprovação tem em conta o tipo de negócio e a categoria da página de negócio do Facebook.
Checklist para configuração da Loja no Instagram
- Ter conta Business do Facebook;
- Ter página de negócio no Facebook;
- Ter conta Instagram Profissional;
- Nas definições de conta da página conectar o Instagram profissional;
- Associar catálogo no Gestor de Negócios;
- Aguardar pela aprovação do instagram.