Google Shopping

Ao associar a sua Loja Online CTT com o Google Merchant Center, terá a oportunidade de posicionar os seus produtos na pesquisa Google, alcançando mais tráfego para a sua loja e, sobretudo, mais vendas.

Ativar a App Google Shopping

Após ter adquirido a app Google Shopping (menu Apps / Canais de Venda), precisa de ativar a mesma na sua loja. Para o fazer, clique sobre o botão que surge no canto superior direito.

Configurar conta no Google Merchant Center

Veja o vídeo tutorial como ativa a app Google Shopping.

Após ter ativado a app, precisará de configurar o seu catálogo de produtos no Google Merchant Center. O primeiro passo será criar uma conta na plataforma.

A inscrição no Google Merchant Center divide-se em três passos simples:

  1. Sobre a empresa;
  2. Termos e Condições;
  3. Verificação de Website.

No primeiro passo, precisa de indicar o país no qual o negócio está sediado, escrever o nome da loja e identificar o URL do Website.

Caso possua um domínio próprio, deverá utilizá-lo no campo URL do seu website/loja online.

Exemplo:

País: Portugal

Nome de Loja: A minha loja

URL: https://aminhaloja.lojasonlinectt.pt (subdomínio Lojas Online CTT) ou https://www.aminhaloja.pt (domínio próprio) - Utilizar o domínio que surgir definido como primário no menu Configurações / Domínios.

Posteriormente, deverá clicar em Continuar e será redirecionado para a página Termos e Condições. Deverá ler e concordar com os termos da plataforma e, de seguida, clicar em Continuar.

O terceiro e último passo da configuração da sua conta Google Shopping será a Verificação do Website.

Neste passo, deverá escolher a opção Adicionar Tag. Surgirá um código de HTML que deverá copiar e colar no campo Tag de HTML que surge no detalhe da app Google Shopping (no menu Apps / Canais de Venda). Deverá guardar todas as alterações efetuadas na configuração da app.

Após este procedimento, poderá voltar às configurações da conta no Google Merchant Center e efetuar a verificação do website.

Saberá que o endereço da sua loja foi verificado se surgirem, em tom verde, os termos Confirmado e Reivindicado.

Em simultâneo, receberá um e-mail por parte do Google Search Console que confirmará a elegibilidade do endereço da sua loja para a promoção dos produtos via Google Merchant Center.

Concluído o terceiro passo, poderá clicar em Continuar para concluir o processo de configuração. Terá desde logo acesso à área de gestão da sua conta no Google Merchant Center.

Importação do catálogo para a conta do Google Merchant Center

Para importar o catálogo de produtos, precisará de aceder à área de gestão da sua conta Google Merchant Center. Dentro da área de gestão da sua loja, efectue os seguintes passos:

  1. Clique sobre o menu Produtos;
  2. Clique em Feeds;
  3. Selecione a opção (+) que permite adicionar um Novo Feed Principal.

Posteriormente, a importação do catálogo será efetuada em três passos:

  1. Informações básicas - precisará de definir o país de venda e idioma da sua loja;
  2. Nome e Método de Entrada - deverá escolher um nome para o seu catálogo e selecionar o método de importação;
  3. Escolha o método Busca Programada.

Precisará agora de configurar o método Busca Programada.

  1. Defina um nome do arquivo;
  2. Defina a frequência da busca;
  3. Defina a hora da busca;

Adicione o ficheiro xml que surge no detalhe da tua app Google Shopping no campo URL do arquivo;

Dica: utiliza a opção “copiar” que está junto ao URL do catálogo.

Posteriormente, precisará apenas de concluir o processo de configuração e esperar que os produtos do catálogo sejam adicionados à sua conta no Google Merchant Center.

Apenas serão importados os produtos com o preço ou preço promoção maior do que 0.

O seu catálogo de produtos, depois de importado, será novamente verificado pelo Google Merchant Center. Será notificado desta validação, que visa averiguar se os seus produtos cumprem com as políticas de anúncios e com os termos e condições do serviço.

Poderá consultar os catálogos e respetivos produtos através do menu Produtos, no separador Lista, que surge do lado esquerdo da sua conta no Google Merchant Center.

Atualizar o Feed Principal dos seus Produtos

Durante a importação dos vários catálogos dos seus produtos, terá configurado um sistema de atualização diário, semanal ou mensal para garantir que o catálogo dos seus produtos é atualizado com regularidade. Ainda assim, será também possível efetuar atualizações manuais.

Bastará selecionar o catálogo ou feed principal que pretende atualizar na sua conta do Google Merchant Center, aceder à secção Processando e clicar sobre a opção “Processar novamente o Feed”.

Caso queira alterar as configurações de atualização automática do feed, deverá aceder às configurações do feed e, posteriormente, à secção Programação de busca.

Importação de catálogos com mais de 500 produtos

Cada catálogo importado poderá conter no máximo 500 produtos. Caso tenha um número de produtos superior, os produtos serão divididos e gerados através de catálogos independentes, cujos URLs ficarão disponíveis no detalhe da app do Google Shopping (menu Apps / Canais de Vendas).

Precisará de repetir o processo de importação para cada um dos URLs do catálogo que surgem no detalhe da app do Google Shopping (menu Apps / Canais de Venda).

O número de catálogos a adicionar na área de gestão da sua conta Google Merchant Center dependerá sempre do número de produtos em loja. Independentemente deste número, no detalhe da app Google Shopping, surgirá sempre um catálogo extra.

Exemplo: Ao lojista com 1000 produtos (nos quais se incluem as opções de produto), surgirão 3 catálogos. Caso o total de produtos seja de 1001, surgirão 4 catálogos distintos. Com 1500 produtos, surgirão igualmente os 4 catálogos.

Opções de produto

Terá disponível a opção de não incluir as opções dos seus produtos. Ao fazê-lo, os produtos serão importados pelo título genérico.

Exemplo:

Título genérico do produto: T-shirt CTT.

Opções de produto:

  • Tamanhos: S, M, L e XL;
  • Cor: Branco e Preto.

Exemplo de título do produto com opção: T-Shirt CTT Branca S.

Ao selecionar a opção “Não incluir opções de produtos”, o produto em causa irá ser importado para o Google Merchant Center pelo título genérico e não pelo título da opção.

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