Princípios, políticas e outros normativos

Agimos com base em referenciais.

Cientes da responsabilidade de serem agentes num sector que, por via da movimentação de bens, é responsável por uma considerável pegada carbónica, os CTT olham para a Sustentabilidade como um tema central da sua estratégia de desenvolvimento – Faster, Better, Greener. Caminhando nesse sentido, os CTT comprometeram-se a alcançar a meta net-zero até 2030.

Aplicamos os princípios do desenvolvimento sustentável na nossa estratégia e nas nossas práticas empresariais. Os desafios são exigentes num mercado em evolução contínua. Estes são os pilares de atuação que nos inspiram em cada decisão. 

Valor económico

  • Criamos valor para os acionistas, de forma permanente e sustentada.
  • A certificação contínua dos sistemas de gestão reflete o nosso compromisso com a qualidade, com os clientes e com o ambiente. 
  • Promovemos o crescimento da economia e consolidamos todos os dias a nossa relação de proximidade com a comunidade e a sociedade.

Inovação e desenvolvimento

  • A inovação e a criatividade guiam a construção das nossas soluções no dia a dia.
  • Procuramos ser pioneiros e adotar tecnologias líderes de mercado para garantir processos sustentáveis com impactes positivos para todos.

Ética, governação e integridade 

  • Temos canais de auscultação, comunicação e diálogo abertos com as partes interessadas, procurando responder às suas expectativas.
  • Relatamos a nossa atividade e desempenhos social, económico e ambiental de forma objetiva e transparente.
  • Temos valores, princípios e códigos de conduta que norteiam a nossa atuação junto de todos os stakeholders.

Preservação do ambiente

  • Promovemos a proteção do ambiente e da biodiversidade, a eficiência energética e o combate às alterações climáticas. 
  • Somos reconhecidos em rankings setoriais mundiais pelos resultados positivos de gestão carbónica.
  • Temos consciência da pegada carbónica da nossa operação e operamos, já hoje, uma das maiores e mais modernas frotas ecológicas do país, que continua em franco crescimento.
  • A oferta de produtos e serviços neutros em carbono, assim como de produtos que incorporam materiais reutilizados ou reciclados continua a expandir.
  • Com o contributo das portuguesas e dos portugueses, já plantámos mais de 100 mil árvores autóctones no território nacional, reforçando o compromisso com a nossa floresta. 

Impacto  social

  • Temos práticas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal
  • Contribuímos para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, rumo à paridade em posições de liderança de topo e intermédia.
  • O respeito pelos direitos humanos faz parte da política corporativa e temos canais internos para denúncias de práticas contra a dignidade das pessoas. 
  • Temos canais internos para denúncias de práticas contra a dignidade das pessoas, pois o respeito pelos direitos humanos faz parte da política corporativa.
  • Promovemos o envolvimento dos colaboradores e colaboradoras com a comunidade, através de iniciativas de voluntariado ambiental e social
  • Dedicamos uma parte dos nossos rendimentos anuais à geração de impacto positivo na comunidade. Esse impacto é medido e gerido, de forma a alargar e aprofundar a sua eficácia.