Certificações

Apostamos na qualidade.

Temos realizado um investimento significativo para implementar sistemas de gestão certificados em várias áreas.

Objetivos

Com esta aposta estratégica, queremos: 

  • melhorar a consistência e a qualidade dos nossos serviços 
  • otimizar os processos nas várias fases da cadeia de valor
  • desenvolver e fomentar a participação dos trabalhadores
  • melhorar a satisfação dos clientes 
  • reforçar a imagem dos CTT

Implementação

O sucesso dos processos de certificação tem criado uma forte motivação interna. São projetos que exigem grande esforço de coordenação, porque abrangem cerca de 1.000 instalações e mais de 12 mil trabalhadores.

Na implementação dos sistemas de gestão adotámos abordagens e timings diferentes para as diferentes áreas da empresa e do Grupo CTT. Listamos abaixo as empresas e unidades que já estão certificadas e as normas aplicadas à certificação.

Certificações
Reconhecimentos obtidos
Qualidade  Ambiente Segurança e Saúde no Trabalho
Segurança da Informação
Referenciais ISO
9001 
ISO 14001 ISO
45001
ISO
27001 IEC
Corporativa CTT(1) X X X
Operações (2) X X X X
CTT Expresso(5) X X X
CTT Contacto (3) X X
Newspring (6) X
CTT Express (7) X X

Certificações
Reconhecimentos obtidos
Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC) SMETA EFR
Empresa Familiarmente Certificada
Referenciais Selo de Qualidade
4 Pilares efr 1000-1
CTT Correios SA X
CTT Expresso(5) X X
CTT Contacto (3) X
Apoio ao Cliente  CTT(4) X
Banco CTT e 321 Crédito X

(1) - A Certificação Corporativa inclui as seguintes direções/áreas: 1) Gestão de Recursos Humanos, 2) Gestão de Talento, 3) Sistemas de Informação, 4) Compras e Logística, 5) Recursos Físicos e Segurança, 6) Auditoria, Compliance e Risco/Certificação e Excelência, 7) Gabinete de Sustentabilidade/Gestão Ambiental, 8) Apoio e Voz do Cliente, 9) Pós Venda Empresarial./Monitorização e Processos de Apoio ao Cliente, Suporte Comercial B2B/ Pós Venda Empresarial.
(2) - A Certificação 27001 aplica-se às Soluções Empresariais (Printing e Finishing), incluídas na Certificação das Operações.
(3) - O âmbito desta Certificação é "Gestão e Distribuição de Correio endereçado e não endereçado.
(4) – Metodologia específica da APCC.
(5) – SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit) - Auditoria Social, que inclui 4 pilares: 1) Recursos Humanos e Normas laborais, 2) Meio Ambiente, 3) Saúde e Segurança e 4) Gestão Empresarial e Boas Práticas Empresariais.
(6) - Outsourcing de serviços de Contact Center, BPO e Consultoria de Processos.
(7) - Gestão do serviço de recolha de encomendas postais expresso a nível nacional e internacional.