Transversais a todas as organizações, as evoluções digitais obrigam-nos a adaptar também a nossa atividade – tanto no que respeita a novos produtos, serviços e oportunidades de negócio, como a novos paradigmas.
Em 2018, as transformações digitais inspiraram diversas mudanças nos CTT, em matéria de I&D. Dessas mudanças, destacamos as seguintes.
Dinamização do negócio de Expresso e Encomendas, em particular do comércio eletrónico
- Conclusão do piloto de parcel lockers (cacifos automáticos para entrega de encomendas) em 13 locais - CTT24H.
- Implementação do piloto da solução U2D (Urban Dynamic Delivery), uma aplicação móvel para uso urbano, para entregas rápidas de encomendas de e-commerce (Same Day & Instant Delivery).
- Lançamento da plataforma Dott (e-Marketplace CTT / SONAE).
- Integração de plataformas nacionais de e-commerce com sistemas de shipping e entrega dos CTT.
- Expansão do negócio de e-commerce na ótica cross-border, através de parcerias internacionais.
- Continuação do programa Interconnect (eCIP).
Reforço do negócio de Correio
- Novas utilizações dos Recibos Online (ativos em mais de 1.200 Lojas e Postos CTT).
- Arranque do projeto de Correio Inteligente para Campanhas Publicitárias, que permite acompanhar o estado da entrega do DM.
- Lançamento do portal aduaneiro CTT, para facilitar e acelerar o desalfandegamento de objetos.
- Disponibilização da nova Intranet CTT, adaptada ao novo paradigma empresarial.
- Introdução de tecnologia RPA – que permite reformular processos rotineiros, repetitivos e com forte componente humana, para torná-los mais eficientes e eficazes – para reduzir custos e aumentar a produtividade e o nível da oferta CTT, numa ótica de melhoria contínua da qualidade dos serviços que prestamos.
- Início de um projeto piloto para otimizar a gestão dos giros de distribuição de objetos postais.
Reforço de vários aspetos operacionais
- Consolidação dos meios de tratamento de objetos de formato não-normalizado, recorrendo a elementos robóticos.
- Nova Arquitetura de Rede de Produção e Logística (NARPEL).
- Aumento da frota de veículos elétricos, com o projeto VEDUR, para a distribuição em cidades, com veículos pequenos e ágeis, reforçando a estratégia de distribuição em veículos não-poluentes.
Reforço da atividade na área financeira
- Adoção de tecnologia para desmaterialização completa da abertura de contas e para aumentar a eficiência do Banco CTT.
- Implementação de diversos workflows e de um piloto para robotização de alguns processos de tarefas recorrentes.
- Desenvolvimentos para o lançamento do Agente Virtual Payshop - uma app para web e mobile que vai ajudar os utilizadores a gerir as suas despesas e fazer todos os seus pagamentos, à distância de um clique.
Iniciativas de alcance corporativo
- Início do 7.º ciclo na plataforma INOV+ by CTT – com mais de 1.800 utilizadores, no âmbito do programa +INOVAÇÃO by CTT.
- 1.ª edição do Innovation Tank, que visa acompanhar os resultados concretos que resultem de ideias aprovadas na plataforma INOV+ by CTT ou de startups de interesse para a organização.
- 4.ª edição do Dia da Inovação CTT. Neste dia lançámos o 1.º Relatório de Inovação CTT e o CTT 1520 StartupProgram, para identificar startups alinhadas com os nossos objetivos e estratégias.
- Apuramento dos resultados finais dos CTT no programa SIFIDE (Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial), que elevaram para mais de 7 milhões de euros o crédito fiscal que vimos arrecadando desde 2006 – sinal claro do nosso esforço e investimento em I&D.