Inovação

Adaptamo-nos às evoluções digitais.

Transversais a todas as organizações, as evoluções digitais obrigam-nos a adaptar também a nossa atividade – tanto no que respeita a novos produtos, serviços e oportunidades de negócio, como a novos paradigmas. 

As mais recentes novidades na área da inovação são:

  • Crypto stamp

    Os CTT lançaram, o primeiro crypto stamp (cripto selo) português, emitido em formato físico e NFT (non-fungible Token), com benefícios exclusivos para colecionadores.
    Este lançamento, sob o tema “Navegando à descoberta do Futuro”, reforça o papel dos CTT como um dos operadores postais mais disruptivos e ativos no desenvolvimento de novos produtos e serviços em todas as áreas da empresa, incluindo a filatelia.

  • Locky – A nova empresa de cacifos CTT

    A Locky, a nova empresa de cacifos do Grupo CTT, que dispõe já de uma oferta de várias centenas de cacifos localizados em diversos pontos do país, nomeadamente em redes de retalho, supermercados, centros comerciais, campus universitários, plataformas de transporte intermodal, parques de estacionamento, hospitais e também estações de serviço.
    Além de todas as vantagens que oferece aos clientes, os cacifos Locky aportam também vantagens ambientais, uma vez que a distribuição final tem um efeito consolidador, que diminui a dispersão de veículos de entrega em ambiente urbano. Como um só cacifo permite a entrega para vários destinatários, evita-se assim a deslocação aos variados domicílios e, quanto mais entregas se destinarem a lockers, maior será a redução das deslocações, gerando menos emissões de carbono associadas ao last-mile.

  • Mais plugins nos serviços de apoio ao e-Commerce dos CTT

    Os CTT alargaram o serviço de plugins de expedição a lojas online criadas nas plataformas ePages, ECWID e OpenCart. Até recentemente, este serviço de e-commerce dos CTT, que permite aos clientes automatizarem os seus envios, apenas garantia a integração dos serviços de envios as lojas criadas em Prestashop, Shopify, Magento e Woocommerce.

  • Nova plataforma de pagamentos, POP

    A Payshop lançou um novo serviço de pagamentos online, uma opção simples, intuitiva e adaptado às necessidades diárias de todos os clientes.
    Sem custos de adesão ou mensalidades, a Payshop Online Payments (POP) é uma plataforma que permite à Payshop disponibilizar aos comerciantes que vendem, ou pretendem, vender online um conjunto de métodos de pagamento comuns no mercado – referência Payshop, referência Multibanco, MB Way e cartão bancário, de crédito ou débito.

  • Correio e Soluções Empresariais – Nova versão do portal ‘e-carta’

    Os CTT lançaram uma nova versão do portal ‘e-carta’, com o objetivo de simplificar, ainda mais, o envio de correio por parte dos clientes.
    O portal está agora mais acessível e intuitivo, trazendo inúmeras vantagens na sua utilização, entre elas: interface mais rápido, sem limites de envios simultâneos, melhoria na experiência do utilizador e maior capacidade de pesquisa.

  • Operações – Reforço da área operacional da CTT Express

    O Grupo CTT adjudicou à GAM (BME: GALQ), empresa multinacional espanhola, especializada em proporcionar soluções integrais de maquinaria por medida, o aprovisionamento de mais 200 máquinas, entre as quais porta-paletes e equipamentos de manutenção.
    O novo acordo de colaboração à escala ibérica, no valor de 4 milhões de euros, terá a duração total de 5 anos e envolve tanto as instalações e atividade dos CTT, em Portugal, como da CTT Express, em Espanha.
    No âmbito desta parceria, a GAM fornecerá também formação às trabalhadoras e aos trabalhadores da empresa de entregas expresso. O acordo estabelecido insere-se no investimento que tem vindo a ser realizado e que visa a melhoria do processo de distribuição que é suportado em novas instalações, alto nível de automatização e uma rede uniformemente equipada, em benefício dos/as clientes do setor do comércio eletrónico.

  • Fábrica Digital e Experiência de Cliente

    Os CTT empenharam-se na prossecução de desenvolvimentos no âmbito da transformação digital da experiência e jornada de cliente, com destaque para o lançamento das seguintes funcionalidades:
    a. O simulador de envios no website CTT, dando a possibilidade ao/à cliente de saber qual a melhor solução de envio que responde à sua necessidade específica;
    b. A nova experiência de utilização de um cacifo na rede CTT, de forma articulada com a Locky e utilizando como base a nova área de cliente para clientes particulares dowebsite CTT;
    c. A Senha Digital na App CTT que permite ao cliente tirar uma senha antes de se dirigir a uma Loja CTT, melhorando a experiência em loja e reduzindo o tempo de espera.

  • Portal de Serviços para Empresas – Área de cliente e Módulo de envio

    Foi recentemente disponibilizado o novo Portal de Serviços para Empresas. Através do login na conta CTT, uma empresa passou a poder criar e expedir os seus envios de Correio e Expresso e ter acesso à sua área de cliente.

  • Nova ferramenta online dos CTT para envios nacionais e internacionais

    O novo aplicativo que passou a funcionar como simulador de envios (nacionais e internacionais) para clarificar o cliente na identificação da forma de envio mais adequada para as suas necessidades, permitindo ao mesmo também criar o seu envio e proceder ao pagamento.

  • CTT lançam nova app com senha digital

    Os CTT lançaram uma nova app, mais intuitiva e com diversas novas funcionalidades, nomeadamente a criação da Senha Digital para as lojas físicas, a alteração do local de entrega ou o pagamento das portagens em atraso.
    Além de poder tirar uma senha antes de chegar à loja, evitando assim as filas de espera no local, a “Senha Digital” indica também quais as lojas mais próximas que têm esta funcionalidade e quantas pessoas cada cliente tem à sua frente. A nova app está disponível para o sistema operativo iOS e para Android.

  • Nova app de Mobilidade

    Os CTT implementaram uma nova app de Mobilidade, de suporte à Distribuição da CTT Expresso e em parceria com a equipa da CTT Express.
    No seguimento da sua implementação em Espanha, a equipa de Operações e de Tecnologia de Informação efetuou ajustes à realidade portuguesa, incluindo serviços de banca ou processos de cobrança. A partir desse momento, passou a existir uma app ibérica que permitiu criar sinergias entre as duas geografias.

  • Retalho – Marcar uma consulta no Hospital da Luz ao balcão dos CTT

    Com o lançamento de um projeto inovador, passou a ser possível marcar consultas e exames no Hospital da Luz ao balcão de uma Loja CTT e, até, falar diretamente com o médico através de uma videoconsulta.
    Este era o objetivo do projeto que está a ser desenvolvido no âmbito de uma parceria entre os CTT e o Hospital da Luz, que pretendia garantir o acesso rápido, fácil e de proximidade a cuidados de saúde na Rede Hospital da Luz.

  • Área de Cliente B2C – Nova experiência de portagens no site CTT

    A experiência de consulta, pagamento e notificações de portagens está agora disponível no website CTT e na Área de Cliente B2C. Os utilizadores podem agora ter uma visão integrada de todas as portagens a pagamento para os seus veículos.

  • Servidor de Decisões

    A distribuição do e-commerce é um ambiente extremamente competitivo, onde novos serviços e interações com clientes estão em constante melhoria, criando uma pressão constante nas operações.
    Em muitas ocasiões, a única forma de cumprir os ajustes na distribuição é a separação manual do pacote, até que todos os planos de divisão possam ser ajustados ou o fornecedor da máquina possa atualizar o seu sotfware.
    De modo a não existir esta dependência dos fornecedores dos equipamentos, sempre que é necessário alterar ou adicionar novos critérios para a divisão de objetos, foi desenvolvido o projeto Servidor de Decisões, que deu autonomia aos CTT para gerir as regras de negócio que suportam o processo do tratamento de encomendas expresso.