Alterar entrega de Correio ou Encomenda Base

  • Peça uma nova entrega na mesma morada ou noutra à sua escolha
  • Prolongue o prazo de levantamento de encomendas até 30 dias

Como funciona

Se não estiver em casa para receber uma Encomenda Base, correspondência registada ou correspondência que não cabe na sua caixa do correio, deixámos-lhe um aviso de entrega para saber em que Loja CTT a pode levantar.

O que pode alterar

Dependendo do que lhe foi enviado, pode fazer as seguintes alterações:

  • se não puder evitar a deslocação, pode levantar na Loja CTT que lhe for mais conveniente
  • pode pedir uma nova tentativa de entrega na mesma morada ou noutra à sua escolha
  • pode prolongar até 30 dias o prazo que tem para levantar uma encomenda na Loja CTT

Pode pedir estas alterações quando recebe um aviso de entrega sem código ou com um código que comece pela letra C, G, L, O, R ou V (se começar por DA, DB ou DC veja aqui o que pode fazer).

   

Não é possível alterar alguns tipos de entregas

Nunca pode pedir este tipo de alterações se:

  • O código começar por uma letra diferente de C, G, L, O, R, U ou V. Nesse caso, vá a Seguir ou alterar entrega para saber que alterações pode fazer.
  • Tem um Aviso de Entrega a indicar que tem de ir a um Ponto CTT, porque recebeu um:
    • fax (serviço Corfax)
    • Citação Via Postal 2ª tentativa ou Notificação Via Postal Simples
    • Saco Multipostal
    • título à cobrança
    • correio com uma anotação do remetente a proibir o encaminhamento

Observe sempre as alterações ao funcionamento das Lojas CTT específicas deste período de pandemia. 

Como alterar 

Nova tentativa de entrega ou levantamento noutra Loja CTT

O preço depende do tipo de correio e do destino:

  Levantar noutra Loja CTT  Entrega numa morada à sua escolha
Correspondência  1,60 € 2,10 €
Encomendas 2,30 € 2,80 €

A estes preços tem de acrescentar o IVA à taxa legal.

Pode pedir esta alteração até 3 dias úteis depois da data do aviso de entrega.

  • Faça o pedido online
  • Use App CTT
  • Ligue para 21 047 16 16
  • Vá a uma Loja CTT

Prolongar o prazo de levantamento de uma Encomenda Base (Armazenagem de Encomendas)

Pode pedir esta alteração até 2 dias úteis antes da data-limite indicada no aviso.

Custa 1,35 € por dia, até ao valor máximo de 40,50 €.

A este valor, deve acrescentar o IVA à taxa legal.

Perguntas frequentes

Quando posso ir levantar o correio ou as encomendas na Loja CTT que escolhi?

Este prazo depende do tipo de objeto e local de encaminhamento. Para o correio, pode levantar até dois dias úteis para pedidos efetuados até às 16h00, ou até três dias úteis para pedidos feitos após as 16h00. Para as encomendas, tem até três dias úteis para pedidos efetuados até às 16h00, ou até quatro dias úteis para pedidos feitos após esse horário.

Para levantar, basta ir à Loja CTT que escolheu e levar consigo o aviso de entrega e a sua identificação. Se outra pessoa for levantá-la, também tem de levar estes dois documentos: a sua identificação e o aviso de entrega assinado por si.

O que acontece se não me conseguirem fazer uma nova entrega?

Se não conseguirmos fazer a nova entrega na morada que escolheu, deixamos um segundo aviso de entrega na caixa de correio dessa morada. Tem duas opções:

  • pode ir levantar o seu correio à Loja CTT indicada no segundo aviso de entrega
  • pode pedir uma nova tentativa de entrega numa morada ou para a levantar noutra Loja CTT, mas apenas se tiverem passado menos de 3 dias úteis do primeiro aviso de entrega.

Qual é o prazo para devolverem o correio a quem mo enviou?

Depende do tipo de correio:

  • Todos os tipos de correspondência (Correio Registado e Correio Normal, por exemplo): 6 dias úteis
  • Encomendas nacionais: 10 dias úteis
  • Encomendas internacionais: 15 dias seguidos.

A data a partir da qual começa a contar o prazo da devolução é sempre a do primeiro aviso de entrega.

No caso das encomendas, a devolução é feita de acordo com a instruções que recebemos aquando do envio. Por isso, estes objetos podem não ser devolvidos diretamente ao remetente original.

Quantas vezes posso pedir uma nova tentativa de entrega ou para a levantar noutra Loja CTT?

Pode pedir as vezes que quiser, desde que não tenham passado mais de 3 dias úteis depois da data do primeiro aviso de entrega.

Por exemplo, se recebeu o primeiro aviso de entrega a 15-07-2019, tem até 18-07-2019 para pedir uma nova tentativa de entrega ou para a levantar noutra Loja CTT.

Precisa de mais informações ou ajuda?

Consulte a ajuda ou contacte-nos.