O que é?
É uma solução sustentável disponibilizada pelos CTT em parceria com a The Loop Company que, integrando software end-2-end e logística, permite aos retalhistas montar e testar uma operação de economia circular para venda de produtos recondicionados dos seus clientes.
A quem se destina?
Esta solução destina-se a marcas que pretendam aderir à economia circular e estabelecer um compromisso com a sustentabilidade.
-
Saiba mais sobre economia circular
A sustentabilidade é um valor de grande importância para nós. Como tal, temos vindo a alargar o nosso portefólio nesta área com iniciativas como as embalagens Eco Reutilizáveis ou as entregas em frota elétrica. A oferta de um serviço de economia circular insere-se nesta estratégia de nos tornarmos cada vez mais sustentáveis. A The Loop Company é uma empresa de referência no sector da economia circular sendo pioneira na oferta de produtos recondicionados.
Verifica-se uma tendência crescente nos consumidores em adquirirem bens em segunda mão em diversas categorias. A disponibilização de um serviço de venda de produtos recondicionados aos retalhistas permite-lhes manter os seus clientes fidelizados à sua loja, pois estes podem receber o valor em voucher ou desconto em novas compras no site. Ao mesmo tempo, transmite um compromisso da empresa com a sustentabilidade e a redução da pegada ecológica dos seus produtos. Por último, permite-lhe gerar receita adicional para um produto já vendido anteriormente.
Segundo o estudo GlobalData 2022 Consumer Resale Survey, cerca de 45% dos e-buyers da Geração Z ou Millennials referem que compram mais facilmente junto de retalhistas que oferecem nos seus sites tanto produtos novos como também produtos em 2ª mão. Na Geração Z e Millenials, 62% dos inquiridos indicam que procuram adquirir um bem em 2ª mão antes de procurarem adquiri-lo em estado novo. Deste mesmo grupo, cerca de 46% refere que procura saber qual o valor de um produto vendido em segunda mão quando decide comprar um produto novo.
Vantagens
-
Sem investimento inicial
A adoção de uma solução sem qualquer custo inicial. -
Implementação fácil e simples
Os módulos de software são facilmente integrados não sendo requeridos desenvolvimentos da parte do retalhista. -
Criação de novas fontes de receita
Ao adotar este serviço a empresa está a gerar nova receita com o mesmo produto outrora vendido como novo. -
Fidelização de clientes
O valor de compra do produto pode ser em voucher ou cheque oferta, mantendo-se assim o ciclo de consumo dentro da sua loja online. -
Foco na economia circular
Reforçar o papel das marcas retalhistas na mudança dos hábitos de consumo incentivando à reutilização de produtos.
O serviço caracteriza-se pela sua simplicidade de uso e de implementação, funcionando da seguinte forma:
-
Preenchimento do formulário
O cliente preenche um formulário online disponibilizado no site do retalhista, que posteriormente analisará o produto e sugere um valor de compra.
-
Recolha do produto
Em caso de acordo, o produto é recolhido na casa do cliente e segue para recondicionamento no armazém CTT.
-
Recondicionamento do produto
No armazém é feito o recondicionamento do produto (validação, higienização, reparação, repackaging e fotografia) e o retalhista é informado quando o produto estiver disponível para venda.
-
Venda do produto
O produto recondicionado é adquirido por um cliente no site do retalhista e após a venda o retalhista entrega o valor acordado ao cliente vendedor.
-
Modelo de negócio - fase piloto
- A solução Ciclo CTT não tem custos de setup;
- O recondicionamento do produto tem um custo unitário fixo de acordo com a categoria produto;
- O custo dos envios para o armazém e para o cliente final têm o valor que consta no contrato de expedição entre os CTT e o retalhista;
- A utilização da plataforma terá um custo mensal de 299€ (+IVA);
- É cobrada uma comissão de 10%+IVA por cada venda realizada, que se aplica sobre a margem entre o valor da compra e o valor da venda do produto.
Lojas aderentes
A FNAC Restart é a primeira loja a utilizar este serviço de economia circular.