Para ter acesso ao serviço de Correio Editorial Nacional, tem de ter os seguintes cuidados:
- cumprir as regras de pré-tratamento
- respeitar as normas de representação gráfica e o Manual de Endereçamento
- preencher uma Guia Multiprodutos por cada envio
O seu correio deve ter sempre a indicação “Taxa Paga”, que pode ser impressa ou carimbada.
Caso não sejam cumpridas as condições operacionais, as publicações serão enviadas como Correio Normal.
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Regras de pré-tratamento
As publicações têm de ser entregues numa Loja CTT ou Balcão de Correio Empresarial devidamente acondicionadas de forma a proteger o seu conteúdo em cintas, maços, envelopes de papel ou invólucros de plástico, devendo considerar ainda as seguintes condições:
- Ordenadas
Publicações ordenadas por Código Postal de 4 dígitos. No endereço deverá constar o Código Postal de 7 dígitos.
Separadas e identificadas por escalão de peso e formato.
- Acondicionadas
Em maços, salvo se forem dirigidas a um único destinatário ou Publicações Periódicas beneficiárias do Incentivo à Leitura (Credenciados).
Poderão ser usadas cassetes desde que completas para o mesmo destino.
Os maços deverão ser acondicionados por ordem sequencial de Código Postal de 4 dígitos em contentores ou paletes.
Numa mesma expedição:
- maços ou cassetes até 5 objetos para diferentes códigos postais de 4 digitos, devem ser rotulados com “Diversos”. O endereço no início e no fim dos maços deve estar virado para dentro.
- maços ou cassetes Diretas a partir de 5 objetos para o mesmo Código Postal de 4 dígitos, devem indicar nos rótulos qual o Código Postal. O endereço de destino deverá estar visível no início e fim dos maços.
- Faceadas
Admitindo-se excecionalmente, no caso das publicações mais volumosas, que 50% se apresentem voltadas para um lado e as outras 50% para outro lado (não alternadamente).
- Separadas e identificadas por escalão de peso e formato
Se as publicações forem entregues em contentores ou paletes, os rótulos dos contentores ou das paletes devem conter as seguintes informações:
- quem preparou
- cliente
- título da publicação
- código do produto de correio (por exemplo, C05 – Jornal/Publicação periódica)
- região de encaminhamento
- intervalo de códigos postais
Se entregar num Balcão de Correio Empresarial, deve ter em conta as horas-limite de aceitação para jornais e publicações periódicas.
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Normas de representação gráfica
Uniformizam o seu correio e garantem que todas as informações importantes são apresentadas de forma clara. Além disso, os elementos que identificam a nossa marca inspiram confiança a quem recebe correio.
Por isso, cada objeto que envia tem de ter:
- o seu número de contrato (se tem contrato a crédito ou a pronto) ou número de cliente (se tem contrato pré-ativo)
- que tipo de produto é (Correio Editorial, Livros ou Publicações Periódicas)
- como vai ser enviado (por avião ou por superfície)
- com que rapidez vai ser enviado (prioritário ou económico).
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Manual de Endereçamento
São as regras básicas a respeitar para máxima eficiência das entregas.
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Guia Multiprodutos
Contém os dados do seu contrato e dos produtos que vai enviar.
Preencha a Guia Multiprodutos:
Depois, vamos verificar os dados da sua Guia Multiprodutos e emitir a fatura do envio com base nesses dados.