Em 2018, utilizámos critérios ambientais em 96,7% dos nossos procedimentos pré-contratuais e os contratos celebrados com critérios ambientais representaram 98,3% do total de contratos celebrados.
Seleção de fornecedores
A nossa cadeia de fornecedores em 2018 era formada por:
- 87 % de fornecedores nacionais ou com representação em Portugal
- 13 % de fornecedores estrangeiros.
O nosso principal grupo de fornecedores é o dos transportes, ao qual adjudicámos 34 % do valor total. Segue-se o setor das IT/comunicações, com 25 % do valor adjudicado nesse ano, e o das instalações e edifícios, com 11,5 %.
No processo de compras, damos a conhecer aos fornecedores o Código de Ética e a Política de Compras Responsáveis. Há um modelo de declaração que é incluído nos cadernos de encargos dos processos de consulta e compra.
Nessa declaração focamos as nossas preocupações com o cumprimento de requisitos em matéria de ambiente, direitos laborais, direitos humanos, não discriminação por parte dos nossos fornecedores. Esta declaração faz parte das peças concursais de todos os nossos procedimentos de contratação. Dos 669 fornecedores a quem adjudicámos compras em 2018, 97,7 % assinaram a declaração.
Política de compras responsáveis
Temos uma Política de Compras Responsáveis que visa promover a melhoria dos aspetos ambientais e sociais da cadeia de valor, através do envolvimento dos nossos fornecedores. Cobre áreas como:
- saúde
- segurança
- ambiente
- condições de trabalho
- ética e continuidade de negócio.
Esta política aplica-se a todos os nossos fornecedores, é integrada nos nossos documentos concursais e inclui uma cláusula de rescisão por incumprimento.