Distinguimos as melhores práticas do comércio eletrónico e os novos modelos de negócio digitais

A primeira edição dos CTT e-Commerce Awards aconteceu em novembro de 2021.

Através deste concurso pretendemos promover as melhores práticas do comércio eletrónico em Portugal e modelos de negócio digitais com valor para as pessoas e para a comunidade.

Categorias a concurso

  • Site e-Commerce

    Plataformas de venda online, em ambiente web, que se distingam nas várias vertentes, nomeadamente, design responsivo aos vários dispositivos, canais de suporte, carrinho de compras, pagamentos.

    App e-Commerce

    Aplicações nativas vocacionadas para a venda online e criadas para oferecer a melhor experiência mobile ou tablet.

  • Iniciativa e-Commerce PME

    Projetos de e-commerce desenvolvidos por pequenas e médias empresas.

    Iniciativa e-Commerce Green

    Iniciativas de e-commerce que se destaquem pelo seu posicionamento face à sustentabilidade, seja pela transformação da cadeia produtiva/distribuição, seja pela comercialização de produtos “responsáveis”.

  • Iniciativa Comércio Local

    Projetos de e-commerce desenvolvidos com o objetivo de promover pequenos negócios locais, permitindo alargar o seu alcance a uma dimensão nacional, ou mesmo internacional.

  • Startup - Inovação em Logistics, Delivery and Returns no e-Commerce

    Projetos de desenvolvimento de ferramentas, mecanismos e tecnologias com impacto nas áreas de logística, distribuição, devolução de encomendas e  e-commerce.

    Startup - Inovação em Pagamentos no e-Commerce

    Projetos disruptivos na área dos pagamentos, ancorados nos meios digitais, assentes nas várias tecnologias de pagamento disponíveis (pagamentos mobile instantâneos, cartões, QR Code, wallets, etc.).

  • Startup - Inovação em Marketing Digital no e-Commerce

    Projetos que se diferenciam pela utilização de ferramentas que permitam aumentar a notoriedade online dos seus produtos e a atração de consumidores (banners, links patrocinados, mobile marketing, social media marketing, e-mail marketing, etc.).

Prémios atribuídos

  • A distinção com o Troféu CTT e-Commerce Award para o vencedor de cada categoria.

  • Um selo digital que poderá ser utilizado nas plataformas de comunicação físicas e digitais.

  • Um Diploma para as menções honrosas de cada categoria.

Perguntas frequentes

Que entidades podem concorrer aos CTT e-Commerce Awards?

Podem candidatar-se aos CTT e-Commerce Awards empresas (pessoas coletivas) e empresários em nome individual, com sede fiscal em Portugal.

Quais as categorias que estão a concurso?

As categorias a concurso são:

·        Site e-Commerce

·        App e-Commerce

·        Iniciativa e-Commerce PME

·        Iniciativa Comércio Local

·        Iniciativa e-Commerce Green

·        Startup - Inovação em Marketing Digital no e-Commerce

·        Startup - Inovação em Logistics, Delivery and Returns no e-Commerce

·        Startup - Inovação em Pagamentos no e-Commerce

A descrição de cada categoria consta no regulamento dos CTT E-Commerce Awards 2021.

Pode a mesma entidade concorrer a mais de uma categoria?

Sim. Cada entidade poderá candidatar-se no máximo a duas categorias. Para tal deve preencher  um (único) formulário de candidatura, e sinalizar no respetivo campo as (duas) categorias a que se candidata.

Quais as principais datas em que decorrerá o CTT e-Commerce Awards?

O concurso decorrerá nas seguintes datas:

·        1ª Fase – Submissão online das candidaturas: de 06 de outubro de 2021 a 01 de novembro de 2021

·        2ª fase – Os CTT notificarão os finalistas da nomeação para a respetiva categoria: até 12 de novembro de 2021

·        3.ª fase – Entrega dos Prémios:  16 de novembro de 2021

·        4ª fase – Divulgação no site e press release a anunciar os vencedores: 17 de novembro de 2021

Quais os critérios de avaliação das candidaturas?

Os critérios de avaliação das candidaturas para as várias categorias são:

  1. Originalidade e diferenciação do projeto (produto / serviço) – criatividade, originalidade, experiência de cliente, valor acrescentado para os utilizadores.
  2. Potencial de crescimento
  3. Exequibilidade – operacional e comercial
  4. Relevância económica do projeto
Quem avalia as várias candidaturas?

A seleção do júri é da responsabilidade dos CTT, como entidade promotora do concurso, e reunirá especialistas reconhecidos pela sua contribuição para o desenvolvimento do e-Commerce e transição digital em Portugal.

Conheça os membros do júri.

Quais são os prémios para os vencedores?

Para cada categoria poderão ser nomeados um máximo de 3 finalistas, dos quais pode resultar um vencedor e duas menções honrosas.

Os prémios a atribuir aos finalistas serão:

  • Um selo digital que poderá ser utilizado nas plataformas de comunicação físicas e digitais dos vencedores e menções honrosas
  • Troféu para os vencedores de cada categoria e diploma para as menções honrosas de cada categoria

Para cada categoria poderão ser nomeados um máximo de 3 finalistas, dos quais pode resultar um vencedor e duas menções honrosas.

Os prémios a atribuir aos finalistas serão:

  • Vencedor de cada categoria – Troféu CTT e-Commerce Award;
  • Menções Honrosas de cada categoria – diploma;
  • Todos os finalistas - selo digital que poderá ser utilizado nas plataformas de comunicação físicas e digitais.

O júri reserva-se no direito de atribuir um Grande Prémio CTT E-Commerce Awards, caso identifique uma candidatura (em qualquer categoria) que se distinga de forma exemplar relativamente às demais.

Continuo a ter uma dúvida. Como posso contactar-vos?

Poderá contactar-nos através do endereço de e-mail: ecommerce@ctt.pt