Marcar uma consulta no Hospital da Luz ao balcão dos CTT? Sim, já é possível. E é tão fácil!

5 de Dezembro, 2022

A partir de agora, vai ser possível marcar consultas e exames no Hospital da Luz ao balcão de uma Loja CTT e, até, falar diretamente com o médico através de uma videoconsulta.

Este é o objetivo do projeto inovador que está a ser desenvolvido no âmbito de uma parceria entre os CTT-Correios de Portugal e o Hospital da Luz, que pretende garantir o acesso rápido, fácil e de proximidade a cuidados de saúde na Rede Hospital da Luz.

 Pensado para evitar custos da deslocação até ao Hospital e para ultrapassar eventuais dificuldades de mobilidade e de iliteracia digital, sobretudo entre as populações mais idosas, este projeto pretende garantir maior facilidade nos contactos com os serviços do Hospital da Luz aproveitando a capilaridade da rede de retalho CTT.

Assim, além da marcação de consultas e exames ao balcão dos CTT, passarão a estar também disponíveis, em Lojas CTT selecionadas, videoconsultórios para realização de consultas programadas e consultas urgentes com um médico da Rede Hospital da Luz, nos quais está garantida a privacidade e o conforto dos doentes e a segurança do procedimento clínico.

Numa fase inicial, este projeto será lançado nas Lojas CTT de Alcobaça, Leiria e Viseu, estando previsto, para mais tarde e de forma gradual, o seu alargamento a toda a rede CTT.

Todos os funcionários terão a formação técnica necessária para apoiar a ‘entrada’ de doentes e clientes no videoconsultório e o acesso digital à consulta com o médico da Rede Hospital da Luz.

Estarão disponíveis dois tipos de videoconsultas: a videoconsulta programada, para todas as especialidades médicas; e a videoconsulta urgente de Adultos e Pediatria, sem necessidade de marcação, destinada às situações de doença aguda sem necessidade de observação física.

Todos os cuidados de saúde são assegurados pelo corpo clínico do Hospital da Luz, sendo que a videoconsulta urgente será realizada por médicos que estão de serviço nos Atendimentos Urgentes da Rede Hospital da Luz, com a possibilidade de os clientes poderem ter acesso personalizado no Hospital da Luz mais próximo, em caso de necessidade.

Com este novo serviço, os CTT-Correios de Portugal e o Hospital da Luz voltam a reforçar a importância de estar próximo das populações, garantindo que os seus clientes têm acesso a todos os bens e serviços de que necessitam, sejam os serviços postais da Rede CTT, sejam os cuidados de saúde com a marca Hospital da Luz, uma referência na prestação de saúde em Portugal.

De referir que o novo equipamento – o videoconsultório -, que estará disponível nas Lojas CTT, foi concebido e fabricado em Portugal a partir de um ecossistema de empresas nacionais, em que os CTT-Correios de Portugal e o Hospital da Luz estão integrados e com quem colaboram em diversas parcerias.