Greve Geral nos CTT com fraca adesão (14,8%) e sem grande impacto na atividade da Empresa e nos Clientes

31 de Outubro, 2022

Os CTT – Correios de Portugal informam que, tendo procedido ao levantamento dos colaboradores aderentes à greve geral, apuraram uma taxa efetiva de adesão de 14,8%, sem impacto expressivo na atividade da Empresa.

Nos Centros de Tratamento todo o trabalho foi assegurado e prestado dentro da normalidade, não tendo esta paralisação tido impacto na atividade e operação. Não se sentiu qualquer interrupção do serviço aos clientes, não se tendo verificado até agora nenhuma perturbação relevante nos centros de distribuição postal.

No respeitante às lojas CTT, a greve também não afetou o serviço, mantendo-se todas as Lojas CTT abertas ao público e a funcionar com normalidade.

Dada a baixa adesão a este primeiro dia de greve, a empresa espera que a maioria da população e dos clientes não venham a sentir qualquer efeito.

Nos locais onde eventualmente possam surgir alguns constrangimentos, os CTT irão fazer tudo para minimizar eventuais impactos e, dentro do plano de contingência preparado, caso seja necessário, poderá ser realizada distribuição na terça-feira, feriado, ou no sábado seguinte de forma a manter a sua operação dentro da normalidade.

A Empresa agradece, aos seus colaboradores, o sentido de responsabilidade evidenciado, bem como a forma categórica com a qual demonstraram entender o momento de transformação que a empresa atravessa e o esforço que se está a fazer no interesse de todos.

Os CTT respeitam o direito à greve, previsto na Constituição da República Portuguesa, um direito inalienável na forma de expressão de todos os trabalhadores. Contudo, os CTT reiteram que não podem deixar de estranhar e repudiar as datas escolhidas pelos sindicatos promotores da greve para a sua realização, numa semana com um feriado e aproveitando uma “ponte” – como já se tornou habitual nas greves anteriores.

Assim, os CTT condenam e lamentam veementemente a greve convocada para o dia 31 de outubro e 2 de novembro, repudiam as razões para a sua realização e agradecem a enorme dedicação revelada na resposta à sua convocação.