Fundo de Investimento dos CTT investe em duas start-ups portuguesas

14 de Julho, 2022

O fundo de investimento TechTree, lançado pelos CTT para apoiar atividades de inovação nas pequenas e médias empresas e start-ups, investiu em duas start-ups portuguesas com soluções na área das Operações e Logística, reforçando assim a ligação e apoio ao tecido empresarial nacional e impulsionando o desenvolvimento da inovação das empresas.

O investimento foi realizado na start-up KIT-AR, na área de realidade aumentada (augmented work) para a produção industrial e na Sensefinity, na área da logística, tendo o fundo de investimento dos CTT participado na ronda de angariação de financiamento para a KIT-AR.

Para João Bento, CEO dos CTT, “o investimento nestas duas promissoras start-ups concretizam o propósito de criação do fundo TechTree. A KIT-AR e a Sensefinity podem contribuir para uma maior eficiência na atividade dos CTT e é com grande satisfação que estamos já a trabalhar com as duas empresas. Vamos continuar a procurar investimentos em start-ups, reforçando o contributo que os CTT têm dado ao desenvolvimento da economia nacional, reforçando a nossa estratégia de liderança na promoção da digitalização e do comércio eletrónico das empresas portuguesas.”

A KIT-AR promove uma plataforma que reduz erros de produção na indústria, usando realidade aumentada e inteligência artificial para expandir as capacidades e resultados dos trabalhadores no chão de fábrica e torná-los mais eficientes.

A Sensefinity está a desenvolver uma plataforma de Internet of Things focada em fornecer métricas de mercadoria e bens críticos em tempo real às empresas, para que estas possam ter uma visibilidade da sua cadeia de fornecimento.

A KIT-AR e a Sensefinity são reconhecidas pela Agência Nacional de Inovação como entidades com idoneidade para a prática de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D), o que permitiu o investimento do fundo Techtree ao abrigo do programa SIFIDE II.

O Fundo TechTree, com dotação de 5 milhões de euros, visa investir em start-ups (seed, series A e growth) e pequenas e médias empresas, privilegiando a atuação em setores alinhados com as prioridades de atuação dos CTT, nomeadamente e-commerce, operações & logística, comunicações, fintech, retalho e publicidade. Está também prevista a possibilidade de coinvestimento, com a abertura para eventuais parcerias com redes de investidores, para promoção de partilha de oportunidades de investimento.

A operacionalização e acompanhamento dos dois investimentos agora realizados e dos que surgirem no futuro será realizada pelo programa de interação com start-ups dos CTT, o 1520 StartuProgram.

O programa 1520 StartuProgram desenvolve e apoia start-ups nacionais e contribui em simultâneo para o desenvolvimento do seu próprio ecossistema. O programa de interação com start-ups visa abrir as portas dos CTT ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem no nosso negócio, potenciando áreas de colaboração conjunta e com os benefícios recíprocos que daí advêm. Desde a sua criação, o programa já mapeou mais de 1800 empresas, contando com 29 projetos atualmente em curso: 12 em parcerias comerciais, 17 em projetos de co-criação (4 em piloto técnico e 13 em produção) e 1 aquisição – Recibos Online.

O Fundo TechTree é integralmente financiado pelo Grupo e a sua gestão foi confiada à Iberis Capital, que apresenta um curriculum sólido em gestão de fundos de investimento e com espectro de empresas diversificado, de start-ups a PMEs.

Os CTT assumem-se como uma empresa orientada para o cliente e para as suas necessidades, com uma oferta segmentada para particulares e empresas, com soluções que começam no envio de correio e expresso, passam pelas melhores ofertas de poupança, crédito seguros, e por um portefólio alargado de produtos de conveniência na sua rede de lojas e, ainda uma oferta completa de soluções para apoiar as empresas no seu processo de digitalização e crescimento. Tais serviços incluem publicidade, pagamentos, logística incluindo fullfilment, outsourcing de processos e apoio à presença no mundo do comércio eletrónico.