CTT promovem passatempo para iniciativa "Uma Árvore pela Floresta"

15 de Setembro, 2020

Os CTT vão lançar um passatempo na sua página de Facebook Esfera CTT, com a oferta de 30 mini kits de árvores, da iniciativa dos CTT e da Quercus, “Uma Árvore pela Floresta”, às 30 frases mais inspiradoras, a decorrer entre esta terça-feira, dia 15 de setembro e 19 de setembro.

Esta iniciativa tem como objetivo, permitir que todos/as possam participar ativamente na plantação de espécies autóctones em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas do nosso País, em particular nas zonas mais afetadas pelos incêndios. Assim sendo, o tema da frase do passatempo deverá estar relacionado com o facto das árvores capturarem o CO2 emitido e assim nos protegerem dos efeitos das alterações climáticas, ajudando a promover as “emissões zero”. Os vencedores deste passatempo serão anunciados no dia 22 de setembro.

Na edição de 2020 está à venda um novo kit, o Fraxinus angustifolia ou o freixo-nacional, que pode ser adquirido por 3,50 euros e até 31 de Dezembro, em 300 Lojas CTT espalhadas por todo o País, e também, durante todo o ano e com portes grátis no território nacional, na Loja Online em www.ctt.pt.

O  kit “Uma Árvore Pela Floresta” possui também um QR Code, com uma mensagem sonora que disponibiliza notícias e instruções para o registo do kit no site www.umaarvorepelafloresta.quercus.pt, para que saiba onde a sua árvore vai ser plantada e para o caso de querer ser voluntário nas plantações a realizar.

Os kits vendidos são convertidos em árvores e arbustos de espécies autóctones, como o freixo, o sobreiro,  a azinheira, o medronheiro, ou o castanheiro, entre muitas outras, que serão plantadas em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas até à primavera de 2021, com a participação ativa de todos os voluntários que se inscreverem no website da campanha ou através do email voluntarios@quercus.pt.

Este é um ano especial porque, com o contributo de todos, estamos prestes a atingir as 100 mil árvores plantadas!  Por outro lado, devido à pandemia que a todos afeta, as plantações previstas para esta nova campanha incluirão também as 8.000 árvores que não puderam ser plantadas em março de 2020. Todas as plantações são organizadas no terreno pela QUERCUS, em colaboração com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Através desta parceria com a QUERCUS, os CTT reforçam a sua política de apoio à biodiversidade e de combate às alterações climáticas, expressa através dum portefólio ecológico ou carbonicamente neutro (Correio Verde, DM Eco e Expresso/Encomendas), da aposta na eficiência energética e carbónica, e da expansão da sua frota sustentável, a maior do setor no país, os quais permitiram aos CTT reduzir a sua pegada carbónica em 64% entre 2008 e 2019.