CTT mostram soluções digitais em webinar para entidades locais

21 de Julho, 2020

Os CTT apresentaram esta terça-feira, 21 de julho, o webinar Local Digital, onde foram discutidos e apresentados vários temas sobre o e-commerce e o impacto do digital nas estruturas e dinâmicas locais, naquele que foi o primeiro de muitos webinars direcionados a Municípios e outras entidades locais que a Empresa pretende realizar.

Este evento totalmente digital, permite aos CTT chegar de forma direta e impactante a mais pessoas e com uma maior abrangência geográfica. Os CTT continuam fortemente empenhados em reforçar o seu perfil de proximidade às populações de norte a sul do país e regiões autónomas, dinamizando, em estreita articulação com as entidades municipais, a economia local de cada concelho.

Para João Bento, CEO dos CTT, esta iniciativa mostra o “forte empenho dos CTT em estar próximos das populações e dos municípios, mesmo no formato digital, em estreita articulação com as autarquias e dinamizando a economia local”. Alavancado a uma lógica de proximidade e a um perfil cada vez mais digital, este webinar é uma “montra e troca de experiências das soluções digitais dos CTT, que estão a promover uma cada vez maior digitalização. É inequívoco que as competências digitais são críticas para o desenvolvimento de todos e os CTT atribuem grande importância a estas soluções, que contribuem para o desenvolvimento e sustentabilidade destes ecossistemas”.

A proximidade para com o território nacional sempre fez e continuará a fazer parte do ADN dos CTT, sendo o digital um agente catalisador dessa mesma proximidade. Os CTT lançaram desde o início da pandemia vários serviços e campanhas para empresas e entidades locais, permitindo que estas continuem, em segurança, a gerir a sua atividade remotamente e em contexto cada vez mais digital.

Com este propósito, os CTT lançaram o serviço CTT Comércio Local, um serviço que permite aos comerciantes locais exporem e escoarem os seus produtos online, e aos munícipes efetuarem as suas compras a partir da segurança do seu lar. Também em articulação com o Governo, os CTT lançaram o serviço Lojas Online, uma oferta que permite às PMEs nacionais criarem lojas virtuais com grande facilidade para a venda online dos seus produtos, com a integração de todas as componentes transacionais de pagamento e entrega. No seguimento destas ofertas, os CTT o marketplace Dott e várias entidades Municipais e Intermunicipais lançaram online várias versões digitais das habituais feiras físicas, possibilitando aos produtores e expositores de feira o escoamento dos seus produtos de forma rápida e direta para o consumidor final, com a logística de entrega ao domicílio a ser assegurada pelos CTT.

Além destas soluções abrangentes, os CTT lançaram também serviços específicos, nomeadamente a parceria no Programa Educação para Todos: no atual contexto em que as plataformas digitais passaram a ser as novas salas de aula, os CTT desenvolveram em parceria com a Edubox uma solução tecnológica completa de suporte ao ensino à distância, que permite aos alunos continuarem as atividades letivas, ao mesmo tempo que disponibiliza a informação necessária à gestão das comunidades educativas. Numa altura em que o ensino se faz à distância, os CTT lançam uma iniciativa que visa o acesso por parte das famílias a computadores portáteis e conteúdos online, promovendo assim uma educação mais equitativa.

Esta solução agregadora inclui uma Wallet Escolar, trabalhada em conjunto com a nossa Payshop, que permitirá implementar um conjunto de funcionalidades muito relevantes para o ambiente escolar, para os seus alunos e familiares, das quais se destaca a utilização de saldos pré-pagos em ambiente escolar, eliminando a circulação de numerário dentro da escola.

Os CTT mostraram ainda o STICO (Sistema de Tratamento Integrado de Contraordenações), uma ferramenta para que vai ao encontro das novas competências dos municípios no que diz respeito à gestão de contraordenações. Os CTT são a única empresa a ter uma solução em funcionamento para estas novas competências dos Municípios e são várias as autarquias que estão já a trabalhar com os CTT na extensão da ferramenta STICO, que no seguimento desta nova legislação, viu as suas funcionalidades ampliadas para a área de gestão de reclamações.

Os CTT continuam fortemente empenhados na proximidade e em usar o digital como um agente catalisador desta mesma proximidade. Continuaremos a ligar pessoas e empresas com entrega total.