CTT mantêm desempenho de liderança no combate às alterações climáticas com pontuações de excelência

30 de Dezembro, 2021

Os CTT – Correios de Portugal continuam a manter um desempenho de liderança no combate às alterações climáticas e prova disso mesmo são as classificações alcançadas pela Empresa, no âmbito dos ratings de sustentabilidade em que participamos.

Segundo João Bento, CEO dos CTT, “estas distinções, das quais muito nos orgulhamos, demonstram o reforço do compromisso dos CTT no âmbito das alterações climáticas, um dos maiores desafios atuais da humanidade no qual pretendemos continuar a apostar, pensando no futuro de todos. É uma atitude posta em prática todos os dias, inovando nos processos, nos produtos, na tecnologia ao serviço da empresa e em diversas iniciativas e apoios que geram valor para a comunidade”.

Os CTT foram distinguidos com nível mais elevado de Liderança, na vertente das Alterações Climáticas, com a pontuação A-, pelo rating CDP – Carbon Disclosure Project 2021, um índice do mercado de capitais que é o principal rating de sustentabilidade energética e carbónica a nível mundial.

Este ano, a nível setorial, houve apenas cinco operadores postais, incluindo os CTT, que pontuaram na categoria de Liderança.  Assim, ocupamos o 3º lugar no setor, em igualdade com os correios austríacos e italianos, tendo a La Poste e a PostNL atingido a pontuação máxima e respetiva Lista A. A nível nacional, ocupamos o 2º lugar, lado a lado com mais cinco empresas, sendo que, este ano, apenas uma empresa nacional atingiu a Lista A. Consideramos ser um excelente resultado, uma vez que apenas 16% das empresas a nível mundial pontuaram na categoria de Liderança (A ou A-), continuando os CTT acima da média global, setorial e europeia.

No programa setorial do International Post Corporation (IPC), denomidado Sustainabilty Measurement and Management System (SMMS), os CTT atingiram, este ano, o 4º lugar entre os maiores 20 operadores postais a nível mundial. Importa referir que os CTT pontuaram acima da média setorial em todas as sete áreas de análise, com as classificações mais fortes a serem alcançadas nas áreas de Alterações Climáticas e de Saúde e Segurança. Esta distinção reconhece as melhorias alcançadas pelos CTT em todas as áreas de análise, face ao ano anterior, tendo o IPC destacado, como pontos positivos, o desempenho dos CTT na aquisição de 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis e a elevada taxa de reciclagem dos resíduos produzidos nos seus edifícios.

Atualmente, os CTT contam com a maior frota ecológica do setor logístico composta por 3925 veículos, dos quais 336 são elétricos e híbridos, tendo recentemente encomendado novos 84 motociclos elétricos e 73 carrinhas elétricas. Os CTT foram pioneiros na utilização profissional de veículos elétricos em Portugal, no início dos anos 2000. A partir de 2012 assistiu-se a um aumento gradual deste tipo de veículos na sua frota, com a incorporação de bicicletas elétricas, veículos de carga especialmente adaptados à distribuição especial e veículos ligeiros de mercadorias. Nos últimos dois anos tem havido uma aposta também nos veículos ligeiros de passageiros.

Cientes da importância da sustentabilidade ambiental e consciência ecológica, os CTT iniciaram há vários anos múltiplas iniciativas com o objetivo de reforçar a poupança energética e reduzir as emissões de carbono e essa continuará a ser a nossa aposta no futuro.