CTT juntam-se a operadores postais mundiais para celebrar o Green Postal Day

16 de Setembro, 2022

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal voltam a associar-se, pelo quarto ano consecutivo, a diversos operadores postais espalhados pelo mundo para celebrar, esta sexta-feira, dia 16 de setembro, o Green Postal Day. A data, que junta outras 17 empresas do setor, pretende assinalar os resultados positivos que resultam do esforço coletivo que os operadores postais a nível mundial têm vindo a pôr em prática para combater as alterações climáticas e para reduzir as suas emissões carbónicas.

Para João Bento, CEO dos CTT, “é com muito orgulho que os CTT voltam, este ano, a juntar-se a outros operadores postais mundiais para assinalar o Green Postal Day, uma iniciativa para a qual olhamos com enorme apreço, e da qual somos parte integrante desde o primeiro momento. As questões da Sustentabilidade são, para os CTT, uma matéria de enorme importância e uma das nossas prioridades para o futuro. Sabemos que, numa Empresa, são várias as medidas que se podem adotar para combater as alterações climáticas e garantir um futuro mais sustentável. Nos CTT, a nossa atuação diária passa pela adoção de práticas cada vez mais sustentáveis, inovando nos produtos e serviços, tendo como princípio base a redução da pegada carbónica. Temos hoje consumidores cada vez mais exigentes e informados, que olham para a vertente da Sustentabilidade como um fator chave na hora de decidir e nos CTT orgulhamo-nos de ter um vasto portefólio que atende a estas exigências.”

Além do estímulo que vem dos clientes, os CTT têm bem presente a responsabilidade de serem agentes num sector que, por via da movimentação de bens – que é verdadeiramente a nossa razão de ser –, é responsável por uma considerável pegada carbónica. É natural que, nesse sentido, a Empresa olhe para a Sustentabilidade como um tema central da estratégia de desenvolvimento – Faster, Better, Greener.

Aliamos a inovação à adoção de práticas mais sustentáveis e este ano, partilhamos três metas ambientais com que nos comprometemos recentemente: operar já até 2025 com 50% de veículos elétricos na última milha, com uma forte aposta na frota alternativa, a maior do setor logístico nacional, o que nos permitiu já ter a operar os primeiros Centros de Entrega integralmente ‘verdes’; a ambição de vir a usar brevemente embalagens exclusivamente recicladas ou recicláveis, promovendo o consumo responsável  e a economia circular – exemplos disso são o lançamento recente de uma embalagem para entrega de encomendas e um projeto-piloto envolvendo todos os colaboradores, que dá uma segunda vida às máscaras contra a covid-19, transformando-as em matéria-prima reutilizável; e ainda alcançar a meta net zero até 2030.

Estas são ambições alinhadas com o setor e com as quais os CTT estão fortemente comprometidos. Em 2019 os operadores postais mundiais lançaram o Sistema de Medição e Gestão de Sustentabilidade (SMMS) tendo ampliado os seus esforços em reduzir a sua pegada carbónica e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Cientes da urgência do combate às alterações climáticas, a redução do impacto ambiental da rede de veículos está no topo das prioridades do setor. Com 600 mil veículos elétricos nas ruas, os operadores postais pretendem, em conjunto, até 2030, ter 50% da sua frota composta por veículos movidos a combustíveis não convencionais (contra 22% em 2020). Só entre 2012 e 2020, os operadores quase duplicaram a quota de veículos movidos a combustíveis alternativos (de 12% para 22%).