CTT e Quercus ultrapassam as 100 mil árvores vendidas pela iniciativa " Uma Árvore pela Floresta"

21 de Janeiro, 2021

Os CTT, em parceria com a Quercus, e graças ao contributo de todos os portugueses, atingiram a venda de mais de 100 000 kits através da iniciativa “Uma Árvore pela Floresta”, que já se converteram em mais de 90 mil árvores autóctones plantadas, em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas do nosso País, em particular nas zonas mais afetadas pelos incêndios.

Os kits vendidos são convertidos em árvores e arbustos de espécies autóctones, como o freixo, o sobreiro,  a azinheira, o medronheiro, ou o castanheiro, de entre 30 espécies, que são plantadas em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas com a participação ativa de todos/as os/as voluntários/as que se inscreverem no website ou através do email voluntarios@quercus.pt. Devido à pandemia que a todos/as afeta, as plantações previstas para a campanha incluirão também as 8.000 árvores que não puderam ser plantadas em março de 2020.

Para Miguel Salema Garção, diretor de Comunicação e Sustentabilidade dos CTT, “é de louvar a generosidade e adesão de todos os portugueses, povo sempre solidário, a esta iniciativa, da qual fazemos parte desde a primeira edição, e que irá permitir atingir a plantação de mais de 100 000 árvores no nosso território, sobretudo em zonas mais afetadas pelos incêndios. Os CTT no âmbito da sua política de sustentabilidade, acreditam na importância de promover a conservação da biodiversidade e a proteção da nossa floresta e continuarão, com entrega total, empenhados nesse sentido.”

Segundo Paula Nunes da Silva, presidente da Quercus, “numa altura em que o mundo enfrenta simultaneamente uma crise de saúde global, do clima e da biodiversidade, mobilizar a sociedade civil, as ONGA’s e o setor privado é um desafio fundamental. Hoje, as questões da saúde estão intimamente relacionadas com as questões ambientais, e requerem uma ação urgente. A iniciativa “Uma Árvore pela Floresta” é uma ação concreta no sentido certo, na medida em que é solidária, participativa e promove o envolvimento ativo da sociedade civil, do setor privado e da comunidade de negócios na recuperação da nossa floresta autóctone. Ao atingirmos este ano as 100.00 árvores plantadas, queremos agradecer às centenas de pessoas e voluntários que deram o seu contributo. É um resultado incrível, apenas possível se repensarmos a nossa forma de pensar e atuarmos em conjunto”

Desde 2014 que os CTT e a Quercus são parceiros desta iniciativa que tem como objetivo permitir que todos/as possam contribuir para a reflorestação do território nacional e até participar ativamente nas plantações. O kit da edição de 2020, o Fraxinus angustifolia ou o freixo-nacional, pode ser adquirido por 3,50 euros durante todo o ano, em todas as Lojas CTT espalhadas por todo o País e com portes , na Loja Online em www.ctt.pt

Os kits “Uma Árvore Pela Floresta” possuem também um QR Code, com uma mensagem sonora que disponibiliza notícias e instruções para o registo do kit no site www.umaarvorepelafloresta.quercus.pt, para que saiba onde a sua árvore vai ser plantada e para o caso de querer ser voluntário/a nas plantações a realizar. Todas as plantações são organizadas no terreno pela QUERCUS, em colaboração com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Através desta parceria com a QUERCUS, os CTT reforçam a sua política de apoio à biodiversidade e de combate às alterações climáticas, expressa através dum portefólio ecológico ou carbonicamente neutro (Correio Verde, DM Eco e Expresso/Encomendas), da aposta na eficiência energética e carbónica, e da expansão da sua frota sustentável, a maior do país, os quais permitiram aos CTT reduzir a sua pegada carbónica em 64% entre 2008 e 2019.