CTT e EDP criam comunidades de energia pelo País com benefícios para 8 mil famílias e empresas

12 de Outubro, 2022

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal e a EDP acabam de assinar uma parceria estratégica para a instalação de centrais de produção de energia solar em mais de 40 localizações.

Estes parques vão servir para fornecer energia renovável aos edifícios dos CTT e, como a maioria dos locais têm mais espaço disponível do que o necessário para alimentar aquelas instalações, serão também criadas comunidades de energia, para que famílias e empresas possam também partilhar esta eletricidade renovável e beneficiar com poupanças reais nas suas faturas.

Os membros destes Bairros Solares – nome dado pela EDP às comunidades locais de energia – terão poupanças na eletricidade de até 35%. Para além de abastecer os seus edifícios com energia sustentável e de a poderem partilhar com a população envolvente, este negócio permitirá gerar poupanças significativas aos CTT e reduzir a dependência da rede energética.

Para os CTT, esta parceria permite uma significativa poupança energética, sendo um relevante passo na estratégia de descarbonização da Empresa. Estas instalações terão uma produção anual de 8,8GWh que vai contribuir para evitar mais de 1.600 toneladas de emissões de CO2. A participação no projeto dos Bairros Solares é também mais uma prova da enorme capilaridade dos CTT e proximidade às populações, uma vez que é essa proximidade que permite a geração de energia que alimentará os Bairros Solares.

Podem aderir a estes Bairros Solares famílias e empresas que se encontrem na vizinhança das localizações escolhidas dos CTT. O investimento, manutenção e operação dos painéis serão feitos pela EDP, tal como todo o processo de angariação dos vizinhos e gestão desta comunidade. A lista com as localizações está disponível em edp.pt.

Este é o primeiro projeto da EDP Comercial com várias comunidades de energia instaladas em simultâneo num único cliente, contribuindo para acelerar o desenvolvimento de energia renovável em Portugal. A produção solar distribuída em pequenas centrais é uma componente essencial para alcançar os objetivos nacionais de descarbonização. No total, serão instalados cerca de 12 mil painéis solares em Portugal continental, com uma potência instalada conjunta de 6MWp e uma área equivalente a seis campos de futebol.

Segundo João Bento, CEO dos CTT “é com enorme orgulho que nos aliamos à EDP Comercial nesta iniciativa. A sustentabilidade tem uma enorme importância para os CTT e não podíamos deixar de participar num projeto que reflete de forma inequívoca os nossos valores. Procuramos reduzir a nossa pegada carbónica, não só através do nosso portefólio, mas também através de parcerias como a que agora firmamos com a EDP e que, acreditamos, marca o início de uma estreita cooperação para o objetivo comum: promover um mundo mais sustentável e apoiar famílias e empresas.”

“Acreditamos que este projeto será um passo fundamental para a democratização do acesso à energia solar e, por isso, na promoção de uma transição energética justa. Este é um modelo de negócio muito interessante nesse sentido, promovendo não só o consumo de energia a partir do sol, mas também gerando poupanças interessantes tanto a quem produz, como a quem consome. Ao aderir a estas comunidades, famílias e empresas estão a aliar-se à EDP e aos CTT para contribuir para um país mais sustentável”, destaca Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP.

Os Bairros Solares EDP são comunidades de energia renovável produzida localmente e que vão beneficiar os seus membros - os Produtores e os Vizinhos. Os painéis solares são instalados nos espaços disponibilizados pelos Produtores sem investimento associado e a energia produzida é distribuída por todos: pelos Produtores e pelos Vizinhos desse Bairro Solar. Assim, todos beneficiam de desconto na fatura e contribuem para um mundo mais sustentável. Este é um dos eixos de crescimento da EDP que, até meio da década, pretende ter mais de 2GW instalados em casa das famílias e nas empresas, nos vários países em que está presente.

A sustentabilidade é um pilar fundamental na estratégia dos CTT, contando com três metas ambientais definidas: operar já até 2025 com 50% de veículos elétricos na última milha e, para isso, a Empresa tem realizado uma forte aposta na renovação alternativa da nossa frota rodoviária, a maior do setor logístico nacional, com mais de 400 veículos totalmente elétricos, inaugurando também os primeiros Centros de Entrega integralmente ‘verdes’. Além disso, a empresa espera vir a usar apenas embalagens exclusivamente recicladas ou recicláveis, promovendo o consumo responsável. Por fim, os CTT esperam alcançar a meta de net zero até 2030.