Portugal sobe um lugar no Índice de Desenvolvimento Postal de 2022

11 de Outubro, 2022

Portugal voltou a melhorar a sua posição no Índice Integrado de Desenvolvimento Postal da União Postal Universal (UPU) relativo a 2022 (2IPD - Index for Postal Development), que analisa dados de 2021. Portugal ocupa a 21ª posição em 172 países, à frente de vários operadores europeus e um lugar acima da posição alcançada em 2020. Trata-se de uma subida de 50 posições desde o relatório de 2018, com dados relativos a 2017.

Este relatório, que analisa a realidade do desenvolvimento postal em todo o mundo, classifica atualmente 172 países em quatro categorias: confiança, alcance, relevância e resiliência. Além de revelar a performance relativa dos operadores postais de todo o mundo, este Index procura refletir também sobre como promover o desenvolvimento postal e maximizar a eficiência da infraestrutura postal.

Para João Bento, CEO dos CTT, “é com enorme orgulho que recebemos esta notícia. Estamos no grupo dos “Postal Champions”, agora de forma reforçada. Trata-se de uma subida de 50 posições desde o relatório de 2018 e melhoramos mais um lugar, continuando à frente de vários operadores postais de países desenvolvidos. Este lugar que agora alcançamos é o reconhecimento de todo o trabalho de melhoria contínua que temos vindo a fazer nos CTT e que continuaremos a fazer no futuro.”

Apesar dos desafios dos últimos anos, com a crise pandémica e o atual contexto de guerra e clima económico incerto, os CTT continuaram a inovar e acelerar o processo de transformação, colocando o digital como catalisador de apoio à economia e posicionando-nos como o grande promotor do comércio eletrónico em Portugal, mantendo ao mesmo tempo a enorme capilaridade da rede de retalho e a proximidade às populações.

Atualmente, os CTT são mais do que uma empresa de correio. São também uma empresa de expresso e encomendas, de logística e de produtos e serviços digitais, com um alargado portefólio que permite que as empresas e os clientes escolham um único parceiro, com soluções para todas as suas necessidades. A par desta oferta alargada, os CTT têm também uma forte preocupação com a sustentabilidade, não só ao nível da redução da pegada carbónica e utilização de energia renovável na sua atividade como também na sua oferta, seja através de entregas 100% verdes, do correio verde ou de embalagens reutilizáveis.