CTT com desempenho de topo a nível mundial em dois rankings de sustentabilidade

1 de Abril, 2024

Os CTT – Correios de Portugal foram distinguidos com desempenhos de topo a nível mundial nos dois rankings de sustentabilidade em que participam: o Carbon Disclosure Project (CDP) e o Sustainability Measurement and Management System (SMMS) do IPC - International Post Corporation.

Em 2023, a empresa obteve a pontuação de A- na vertente Climate Change no CDP, alcançando uma pontuação superior à média europeia e mundial das empresas de transporte e logística - que pontuaram respetivamente B e C -, fazendo parte do grupo de 12% das empresas deste setor que atingiram o patamar de liderança.

Para o apuramento dos resultados, o CDP 2023 analisou o desempenho carbónico das empresas do setor em 11 categorias, tendo os CTT alcançado o nível de liderança no que respeita a: emissões de âmbito 1 e 2, processos de gestão de risco, iniciativas de redução de emissões e produtos de baixo carbono, governança e energia.

Já no ranking SMMS do IPC, os CTT alcançaram uma pontuação de 79%, mais 6 pontos percentuais do que em 2022, mantendo o 5.º lugar num grupo de 23 operadores postais a nível mundial.

O programa em questão visa endereçar os objetivos de sustentabilidade do setor postal até ao final da década, focando-se em sete categorias de intervenção: saúde e segurança, formação, eficiência na utilização de recursos, alterações climáticas, qualidade do ar, economia circular e compras sustentáveis.

O IPC destaca como aspetos positivos do desempenho dos CTT face ao setor o aumento da utilização de veículos elétricos, bem como a consequente redução das emissões de âmbito 1 e 2. Em paralelo, realçou ainda a eficiência carbónica e todos os desenvolvimentos efetuados em termos de saúde e segurança no trabalho.