CTT associam-se a plataforma Taikai e desafiam startups inovadoras

1 de Julho, 2020

Os CTT – Correios de Portugal, no âmbito da sua política de inovação e ligação ao ecossistema empreendedor nacional, vão lançar o D|Code Challenge, um desafio tecnológico para startups, empresas e programadores através da TAIKAI, plataforma de inovação aberta que apoia organizações na componente de inovação.

Cientes da importância da transformação digital, os CTT estão à procura de uma solução tecnológica que apoie o tratamento de correio. O desafio consiste no desenvolvimento de uma aplicação móvel que leia o código unívoco impresso nas cartas pelas máquinas de divisão através da câmara do telemóvel ou de outro dispositivo móvel. A aplicação deverá ser capaz de identificar e mostrar toda a informação disponível no código do objeto, permitindo desta forma o controlo da qualidade de serviço em toda a rede postal. O melhor projeto receberá um prémio de 8.000€ e a possibilidade de ver a sua aplicação implementada no serviço nacional de correios.

 Desta forma, os CTT apoiam os processos de inovação das empresas e o crescimento dos participantes, ao mesmo tempo que dão mais um passo na transformação digital das suas operações, reforçando a proximidade com o ecossistema nacional de startups e estando na linha da frente na adoção de tecnologia inovadora.

As inscrições para este desafio serão realizadas na plataforma da TAIKAI e arrancam esta quarta-feira, 1 de julho, decorrendo até 31 de julho. Os projetos terão de ser submetidos entre 15 de julho e 31 de agosto e a seleção e anúncio do projeto vencedor ocorrerá na primeira semana de setembro. Todas as informações sobre o desafio podem ser consultadas no site da TAIKAI.

São elegíveis a participar neste Hackathon digital todos os indivíduos maiores de idade, com equipas de um máximo de 5 pessoas, assim como empresas, startups, equipas universitárias e outras organizações.

Os CTT têm uma relação próxima com o ecossistema das startups, através do programa de interação CTT 1520 StartuProgram, que desde a sua criação já mapeou mais de 1700 startups, com 30 projetos atualmente em curso com startups: 14 em parcerias comercias, 15 em projetos de co-criação e 1 que culminou na aquisição da startup Recibos Online. Nos projetos de co-criação destacam-se a Shopkit, com quem os CTT lançaram recentemente o serviço Criar Lojas Online, a Urban Dynamic Delivery que é o parceiro tecnológico da oferta de same-day Expresso Para Hoje, a Robosavvy na robotização das Operações com pequenos Veículos Autónomos de apoio às máquinas de tratamento e a Mater Dynamics, que permitiu aos CTT lançarem a primeira emissão filatélica baseada num selo com tecnologia NFC e LED.

O programa de interação com startups visa abrir as portas dos CTT ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem nos setores onde os CTT atuam, potenciando áreas de colaboração conjunta e disponibilizando possíveis benefícios para as startups. Para os CTT, a iniciativa amplia o conhecimento do ecossistema nacional de startups, promovendo uma comunicação bilateral entre estas empresas e os CTT.