Câmara Municipal de Lisboa, CTT e UACS unem-se para transformação digital do comércio local de Lisboa

8 de Março, 2021

No âmbito do Programa “Lisboa Protege”, a Câmara Municipal de Lisboa estabeleceu uma parceria com os CTT e a UACS (União de Associações do Comércio e Serviços de Lisboa) para acelerar a transformação digital do comércio local durante o período da pandemia.

Com recurso à nova aplicação dos CTT para o comércio local – CTT Comércio Local - desenvolvida para prover a digitalização do setor durante este período ainda indefinido de pandemia, produtores locais e pequenos comerciantes, que tradicionalmente têm apenas atividade comercial física, passam a ter acesso a uma plataforma eletrónica onde podem vender os seus produtos, bem como a uma solução simples para os fazer chegar aos consumidores finais.

O lançamento é já oficial e nos próximos dias os comerciantes estarão disponíveis na aplicação. Para explicar o processo de adesão e funcionamento aos comerciantes, realiza-se dia 11 de março, às 17h, um webinar, como complemento ao apoio direto da UACS aos empresários do setor.

“O Lisboa Protege é um programa criado pela Câmara Municipal de Lisboa para apoiar às empresas, famílias e os setores social e cultural. São 90 milhões de euros de investimento da autarquia para minorar o impacto da pandemia na economia e emprego e assim preparar o futuro da cidade”, refere Miguel Gaspar, Vereador da Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa. “Esta parceria é mais uma forma de ajudar o tecido comercial da cidade e aumentar a sua resiliência à crise. Permite criar um novo canal para os clientes poderem continuar a comprar nas suas lojas preferidas, e receberem as suas compras em casa, em segurança”.

Para João Sousa, administrador dos CTT “Este serviço ajuda a promover a sustentabilidade do tecido empresarial nacional, em linha com a missão de apoiar a transição digital das empresas e produtores que, de outra forma, dificilmente teriam acesso a uma plataforma online para a venda dos seus produtos. Os CTT estão conscientes do papel crítico que desempenham na manutenção de cadeias de comunicação e logística vitais para a economia e a sociedade portuguesa”.

A solução, desenvolvida em parceria com a empresa portuguesa Localshop, é fornecida às autarquias e associações empresariais, que por sua vez a disponibilizam aos comerciantes e produtores locais, que passam a ter os produtos das suas lojas disponíveis nesta aplicação. O consumidor poderá, através do telemóvel e tendo em conta a sua localização, ver que comerciantes e produtores da região estão presentes na aplicação, entrar em cada uma das lojas, efetuar as compras e pagar através de MB Way, cartão de crédito ou cartão de débito.

Na qualidade de parceiro institucional, a UACS assume a importante missão de apoiar e envolver os empresários do setor na etapa de inscrição e preparação da sua nova loja virtual, características, funcionalidades e novas oportunidades de comércio digital. Para Lourdes Fonseca, Presidente da Direção da UACS “É uma honra para UACS ser o parceiro desta grande iniciativa da CML e dos CTT pois teremos uma solução vital para o nosso setor que tão afetado foi precisamente por não estar ainda preparado para o comércio digital. Esta é uma grande oportunidade de ajudar o setor e converter este período (de fecho de lojas ainda em vigor na quarentena em curso) para uma rápida transformação digital. O sucesso desta iniciativa para com o comércio local dependerá ainda e muito na fase seguinte da solidariedade e dos próprios habitantes, consumidores e futuros utilizadores da plataforma para que a sua atividade digital cresça e ganhe expressão”.