Política de Whistleblowing
Os CTT norteiam o exercício das suas atividades pelo respeito pelos princípios da legalidade, boa-fé, responsabilidade, transparência, lealdade, integridade, profissionalismo e confidencialidade, no relacionamento com todos os stakeholders.
Na prossecução destes princípios, os CTT desenvolveram mecanismos de prevenção e controlo através da definição de procedimentos de receção, retenção e tratamento de comunicações de irregularidades em matérias de contabilidade, controlos contabilísticos internos, luta contra a corrupção, crime bancário e financeiro, que lhe venham a ser voluntariamente comunicadas por acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores ou outros.
Procedimentos para a Comunicação de Irregularidades
- Identificar a comunicação como confidencial e caso a mesma seja efetuada por carta, adotar um formato que permita garantir a sua confidencialidade até à sua receção pelo respetivo destinatário;
- Identificar o autor, mencionando expressamente se pretende manter a confidencialidade da sua identidade;
- Conter uma descrição dos factos que suportem a apreciação da irregularidade comunicada.
Canais de Comunicação
As comunicações devem ser dirigidas à Comissão de Auditoria dos CTT, através de qualquer um dos seguintes canais:
- Plataforma de denúncias: https://denunciasctt.wiretrust.pt/
- Morada: Remessa Livre 8335, Loja de Cabo Ruivo, 1804-001 Lisboa