Alterar entrega de Correio ou Encomenda Base

  • Peça uma nova entrega na mesma morada ou noutra à sua escolha
  • Prolongue o prazo de levantamento de encomendas até 30 dias

Como funciona

Se não estiver em casa para receber uma Encomenda Base, correspondência registada ou correspondência que não cabe na sua caixa do correio, deixámos-lhe um aviso de entrega para saber em que Loja CTT a podia levantar.

O que pode alterar

Dependendo do que lhe foi enviado, pode fazer as seguintes alterações:

  • pedir uma nova tentativa de entrega na mesma morada ou noutra à sua escolha
  • prolongar até 30 dias o prazo que tem para levantar uma encomenda na Loja CTT
  • se não puder evitar a deslocação, levante na Loja CTT que lhe for mais conveniente (esta opção tem um custo associado)

Pode pedir estas alterações quando recebe um aviso de entrega sem código ou com um código que comece pela letra C, G, L, O, R, U ou V (se começar por DA, DB ou DC veja aqui o que pode fazer).

   

Não é possível alterar alguns tipos de entregas

Nunca pode pedir estas alterações:

  • Quando o código começa por outra letra: (Nesse caso, vá a seguir ou alterar entrega para saber que alterações pode fazer)
  • Para alguns tipos de correspondência
    • faxes (serviço Corfax)
    • notificações oficiais e 2.as tentativas de citações oficiais (por exemplo, de um tribunal)
    • Sacos Multipostal
    • faturas à cobrança
    • objetos onde quem enviou escreveu que não autorizava encaminhamento.

Nesses casos, para levantar o objeto, tem de ir à Loja CTT indicada no aviso de entrega, observando as alterações ao funcionamento específicas deste período. 

Como alterar

Prolongar o prazo de levantamento de uma Encomenda Base (Armazenagem de Encomendas)

Pode pedir esta alteração até 2 dias úteis antes da data-limite indicada no aviso.

Ligue 707 26 26 26 (custo de uma chamada local).
 

Nova tentativa de entrega ou levantamento noutra Loja CTT

Pode pedir esta alteração até 3 dias úteis depois da data do aviso de entrega.

  • Faça o pedido online
  • Use App CTT
  • Ligue para 707 26 26 26
  • Vá a uma Loja CTT

Nova tentativa de entrega ou levantamento noutra Loja CTT

O preço depende do tipo de correio e do destino:

  Levantar noutra Loja CTT  Entrega numa morada à sua escolha
Correspondência  1,60 € 2,10 €
Encomendas 2,30 € 2,80 €

A estes preços tem de acrescentar o IVA à taxa legal.

Prolongar o prazo de levantamento de uma Encomenda Base (Armazenagem de Encomendas)

Custa 1,35 € por dia, até ao valor máximo de 40,50 €.

Perguntas frequentes

Quando posso ir levantar a entrega na Loja CTT que escolhi?

Pode levantar a sua entrega a partir de 2 dias úteis depois fazer o pedido. Basta ir à Loja CTT que escolheu e levar consigo o aviso de entrega e a sua identificação. Se outra pessoa for levantá-la, também tem de levar estes dois documentos: a sua identificação e o aviso de entrega assinado por si.

O que acontece se não me conseguirem fazer uma nova entrega?

Se não conseguirmos fazer a nova entrega na morada que escolheu, deixamos um segundo aviso de entrega na caixa de correio dessa morada. Tem duas opções:

  • pode ir levantar o seu correio à Loja CTT indicada no segundo aviso de entrega
  • pode pedir uma nova tentativa de entrega numa morada ou para a levantar noutra Loja CTT, mas apenas se tiverem passado menos de 3 dias úteis do primeiro aviso de entrega.

Qual é o prazo para devolverem o correio a quem mo enviou?

Depende do tipo de correio:

  • Todos os tipos de correspondência (Correio Registado e Correio Normal, por exemplo): 6 dias úteis
  • Encomendas nacionais: 10 dias úteis
  • Encomendas internacionais: 15 dias seguidos.

A data a partir da qual começa a contar o prazo da devolução é sempre a do primeiro aviso de entrega.

Quantas vezes posso pedir uma nova tentativa de entrega ou para a levantar noutra Loja CTT?

Pode pedir as vezes que quiser, desde que não tenham passado mais de 3 dias úteis depois da data do primeiro aviso de entrega.

Por exemplo, se recebeu o primeiro aviso de entrega a 15-07-2019, tem até 18-07-2019 para pedir uma nova tentativa de entrega ou para a levantar noutra Loja CTT.

Precisa de mais informações ou ajuda?

Consulte a ajuda ou contacte-nos.