Brasil: Envira - Prevenção da desflorestação

Este projeto visa a proteção florestal e a prevenção da desflorestação não planeada e ilegal da floresta nativa amazónica, promovendo a gestão florestal sustentável.

 O projeto Envira Amazónia protege 39.000 hectares de floresta tropical junto ao rio Jurupari, perto da cidade de Feijó, no estado do Acre, Brasil, área fortemente desbastada quer pela desflorestação intensiva, quer pela criação de gado na região.

Mais de 200 pessoas beneficiam agora direta e indiretamente das atividades do projeto através de apoios e cursos agrícolas e alternativas económicas sustentáveis como a plantação de seringueiras, com o objetivo de restabelecer a árvore na região e ajudar as comunidades seringueiras a vender a borracha. Conta ainda com melhorias nas infraestruturas e construção de um centro de saúde e clínica dentária.

Estima-se que este projeto evite a emissão de mais de 12,6 M tCO2 associado à redução da desflorestação, preservando assim uma quantidade extraordinária de biodiversidade - especialmente de aves raras.

Este é um projeto REDD (redução de emissões decorrentes do desmatamento e da degradação de florestas) verificado externamente pela VCS e devido à sua combinação de benefícios bem planeado, registados e tangíveis no clima, comunidade e biodiversidade, o projeto Envira Amazónia obteve a certificação CCB.

Ficha de projeto - Envira - prevenção da desflorestação

Nome do País

Brasil

Área (km2)

8.358.140

População (milhões)

214,3

Rendimento/capita (US$)

7.507

Esperança de vida à nascença (anos)

72,8

Taxa de mortalidade infantil <5 anos (/1000 nascimentos)

13,9

População adulta analfabeta (%)

5,7

Pegada ecológica (ha/capita)

2,6

Emissões de gases com efeito de estufa (ton/capita)

2,28