Universidade Júnior um projeto da Universidade do Porto associa-se aos CTT e Quercus na iniciativa " Uma Árvore pela Floresta"

3 de Setembro, 2020

A Universidade Júnior, um Projeto da Universidade do Porto associou-se à iniciativa dos CTT e da Quercus “Uma Árvore pela Floresta”, uma campanha de reflorestação em que, pelo sétimo ano consecutivo os CTT têm à disposição nas suas lojas físicas e na loja online um kit que representa uma árvore que será depois plantada, contribuindo para a reflorestação de espécies autóctones em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas do nosso país, em particular nas zonas mais afetadas pelos incêndios.

A Universidade Júnior está a participar na ação de reflorestação da campanha e também a promover várias outras ações educativas sazonais no âmbito da Universidade Júnior. Assim, no dia 4 de setembro, entre as 9h30 e as 12h30, decorrerá uma saída de campo para limpeza das margens do Rio Leça e zona envolvente (Freguesia de Milheirós da Maia).

Trata-se de uma área intervencionada desde 2014 com o objetivo de concretizar a reabilitação ecológica do corredor fluvial. Na zona de intervenção será construído o Parque Fluvial do Leça, sendo esta ação de limpeza uma das atividades de envolvimento público na construção do referido parque urbano, retirando os resíduos (plásticos, têxteis, metais, etc) que se encontram espalhados ao longo de uma área de cerca de 3ha.

As inscrições são gratuitas, e as crianças e as famílias poderão participar mediante inscrição prévia no website da Universidade Júnior, sendo que todos os programas de férias da Universidade Júnior regem-se pela legislação relativa às recomendações e medidas de prevenção da Covid-19 para campos de férias do IPDJ e recomendações da DGS.

Ainda no âmbito desta parceria, a Universidade Júnior irá em breve convidar todo o público universitário (cerca de 7 mil pessoas) para participar numa ação de reflorestação no âmbito da campanha “Uma Árvore pela Floresta”, também mediante pré-inscrição que incluirá a oferta de 1 kit “Uma Árvore pela Floresta” por cada inscrito.

Na edição de “Uma Árvore pela Floresta” 2020 está à venda um novo kit, alusivo ao Fraxinus angustifolia ou freixo-nacional, que pode ser adquirido por 3,50 euros e até 31 de dezembro, em 300 Lojas CTT espalhadas por todo o País, e também, durante todo o ano e com portes grátis, na Loja Online em www.ctt.pt.