Recibos Online com 10 milhões de transações

30 de Maio, 2019

Os Recibos Online, solução tecnológica dos CTT que visa acabar com as faturas em talão, ultrapassaram a marca das 10 milhões de faturas eletrónicas processadas.

A tecnologia Recibos Online está, direta ou indiretamente, presente em mais de 3.500 lojas, gerindo diariamente centenas de milhar de faturas eletrónicas com origem em diferentes clientes, incluindo todas os pontos CTT, as lojas Pandora ou os hipermercados Continente, do Grupo Sonae, que se assumiu, no final de 2018, como o primeiro retalhista alimentar a lançar o serviço de fatura eletrónica em Portugal.

Nas lojas e postos CTT, a tecnologia Recibos Online está implementada desde o Verão de 2017, tendo contribuído para uma redução significativa dos custos com impressão. Em cada fatura eletrónica, o cliente tem também a opção de avaliar de 1 a 5 estrelas a satisfação com o seu atendimento, tendo, desde a implementação desta solução, mais de 40 mil clientes avaliado em média com 4,4 o serviço prestado pelos CTT na sua rede.

Já o Grupo Sonae MC, que optou também pela tecnologia Recibos Online dos CTT para implementar fatura eletrónica nas suas lojas, teve nos primeiros dois meses mais de 50 mil clientes aderentes, evidenciando o interesse dos portugueses numa experiência de consumo integrada, conveniente e sustentável. A Sonae estima uma poupança aproximada de 193 toneladas em papel por ano, o que corresponde a cerca de quatro mil árvores.

Em média, 40% dos clientes das lojas aderentes aos Recibos Online já hoje preferem a fatura eletrónica à fatura em papel. Para os retalhistas e consumidores, a fatura eletrónica permite reduzir custos e tem a mesma validade legal que o equivalente em papel. Os Recibos Online permitem ainda que o retalhista personalize a fatura com a sua marca e disponibiliza um questionário de avaliação da qualidade do atendimento.

Com soluções direcionadas tanto a grandes como pequenos retalhistas e funcionalidades que vão desde a simples assinatura digital dos documentos e arquivo por dez anos, até ferramentas de valor acrescentado, como marketing digital e avaliação da qualidade do atendimento, os Recibos Online promovem uma interação pós-venda com o cliente final mais próxima e inovadora.

Para os seus clientes retalhistas, os Recibos Online asseguram cumprimento dos requisitos legais na desmaterialização da fatura, a máxima segurança e proteção dos dados pessoais associados, uma maior eficiência de custos e a promoção de um menor desperdício de recursos.

A tecnologia dos Recibos Online já foi premiada, por exemplo, nos Green Project Awards ou no World Postal & Parcel Awards.