CTT reduzem emissões carbónicas em 64%

29 de Maio, 2019

Os CTT contribuíram com uma redução de 64% das emissões carbónicas definidas no âmbito de um programa setorial do Internacional Post Corporation (IPC), entre 2008 e 2018, um compromisso que contribuiu para o cumprimento de duas importantes metas do setor, a nível mundial.

Os CTT fazem parte do programa setorial de sistema de monitorização e medição ambiental (EMMS) do Internation Post Corporation (IPC) lançado em 2008. Este programa tem como principal objetivo o cumprimento de duas metas setoriais a nível mundial, uma de redução de emissões carbónicas e outra de proficiência carbónica. Com o contributo dos CTT e dos outros operadores postais mundiais, o programa atinge este ano, um ano mais cedo do que o previsto, o cumprimento das duas metas.

Para Miguel Salema Garção, diretor de Marca, Comunicação e Sustentabilidade dos CTT, “é com enorme orgulho que hoje, no Dia Mundial da Energia, sabemos que os CTT enquanto operador individual, tinham já atingido estas duas metas num compromisso de melhoria contínua ao longo dos anos. Os CTT reduziram em dez anos, 64% das emissões carbónicas, contribuindo largamente para a antecipação do cumprimento destas duas metas a nível mundial.”

A meta de redução das emissões carbónicas setoriais (scopes 1+2) em 20% até 2020 foi atingida pelo grupo de operadores participantes em 2014, seis anos antes do previsto. A outra meta setorial, de proficiência carbónica, diz respeito ao atingimento da pontuação de 90% no índice setorial Carbon Management Proficiency (CMP), valor que foi agora ultrapassado pelo grupo de 22 operadores postais a nível mundial.

O desempenho ambiental dos CTT tem vindo a ser crescentemente reconhecido, nacional e internacionalmente. Os CTT têm a 3ª posição mundial no programa EMMS do Internacional Post Corporation; também o projeto “Uma Árvore pela Floresta”, iniciativa dos CTT e da Quercus e que pretende apoiar a reflorestação de Portugal por espécies autóctones, sobretudo em regiões afetadas pelos incêndios, é uma iniciativa premiada de cidadania participativa, que venceu a 8ª edição do Green Project Awards na categoria Iniciativa de Mobilização em 2015; e recebeu ainda o Prémio em 2016 “CSR Coups de Coeur”, da PostEurop, uma organização afiliada das Nações Unidas para o setor postal que agrega 52 operadores públicos europeus.

Os CTT, cientes da importância da sustentabilidade ambiental e consciência ecológica, iniciaram há vários anos múltiplas iniciativas com o objetivo de reforçar a poupança energética e reduzir as emissões de carbono, como a aposta na frota ecológica ou a oferta de Correio Verde.