Lançamento do programa CTT Learning inclui a 1ª edição do curso: 'Como lançar o seu negócio online'

6 de Abril, 2022

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal lançam hoje o programa CTT Learning, com o objetivo de apoiar a digitalização de empresas e empreendedores nacionais, dando seguimento ao forte e continuado investimento dos CTT neste eixo de transformação.

A primeira iniciativa deste programa será a edição do curso ‘Como lançar o seu negócio online’, que arranca no final deste mês, com o objetivo de ajudar a projetar no online os mais variados negócios, desde negócios existentes a novos negócios em fase de arranque ou ideia.

Antes do início do curso, os CTT vão promover no próximo dia 13 de abril uma MasterClass gratuita, que servirá de porta de entrada para a apresentação dos respetivos conteúdos e objetivos. Para isso, basta aceder ao formulário que está disponível no site dos CTT e dar seguimento à inscrição. O curso tem um valor simbólico, que será convertido em produtos e serviços CTT.

As iniciativas de formação vão decorrer em parceria com a Tudo Sobre eCommerce, consultora especializada no comércio eletrónio, com uma periodicidade semanal e turmas de até 75 formandos. O acesso à MasterClass não tem limite de participantes.

As formações são destinadas às Micro, Startups e Pequenas e Médias Empresas (PME’s) que pretendam lançar o seu negócio online; empresários que já possuem negócios físicos e, reconhecendo a importância do domínio digital, não se sentem ainda confortáveis em dar os primeiros passos no comércio eletrónico; projetos que podem (ou não) já vender através de contas nas redes sociais; pessoas com pouco conhecimento sobre marketing digital e e-Commerce; empreendedores que procuram uma formação simples e prática para iniciarem o seu projeto online; ou interessados que não têm muita experiência com a gestão de plataformas de vendas online.

Esta primeira edição e seguintes irão permitir aos formandos adquirir conhecimentos e ferramentas para lançarem o seu próprio negócio online, conjugando conteúdos práticos e teóricos pré-gravados, sessões live hands-on, com ferramentas CTT e sessões conjuntas de tutoria.

De acordo com o Administrador Executivo dos CTT, João Sousa, “o lançamento do CTT Learning, que inclui esta primeira edição do curso “Como lançar o seu negócio online”, vem no seguimento do apoio e investimento continuado que desde há cerca de dois anos os CTT têm vindo assumir na dinamização do digital e do e-Commerce em Portugal, nomeadamente junto das PMEs e Empreendedores nacionais. Os CTT posicionam-se, cada vez mais, como um dos principais players na ajuda à transformação digital do tecido empresarial português, com ofertas próprias e em parceria, para empresas e particulares. Acreditamos que a partilha de conhecimento e informação são a chave para dinamizar o comércio eletrónico, num mercado extremamente promissor e competitivo”.

Segundo a CEO da TSE, Vera Maia, “no Tudo sobre eCommerce acreditamos que a partilha de informação é o caminho para aumentar os resultados das vendas online em Portugal e para a internacionalização dos negócios digitais nacionais portugueses. Daí aproveitarmos todas as oportunidades para produzir conteúdos pragmáticos, reais, sobre o ecossistema de vendas online em Portugal, mas também contribuir para o crescimento de todos os envolvidos”.

A pandemia está a mudar o comportamento dos consumidores, bem como a perspetiva dos comerciantes. Daí impor-se, como nunca, ações de formação que vão ao encontro das exigências dos mercados. Segundo as mais recentes estatísticas europeias, cerca de 22% das empresas da União Europeia venderam produtos ou serviços na internet, no ano passado. Para 19% delas, pelo menos 1% da faturação total teve origem no canal online.