Já são conhecidos os projetos de compensação carbónica que serão financiados pelos CTT

19 de Outubro, 2023

Foto da notícia

Já são conhecidos os dois projetos vencedores que os CTT – Correios de Portugal vão financiar por forma a reduzir o impacto carbónico da oferta Expresso nacional, “Recuperação de animais selvagens” (nacional) e “Envira – Prevenção da desflorestação” (Brasil). Ambos apresentam benefícios ambientais nomeadamente no combate às alterações climáticas e na promoção da biodiversidade, e também sociais, como a geração de emprego e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

Esta é uma iniciativa levada a cabo todos os anos, que adiciona aos esforços em curso, realizados pelos CTT, para descarbonização da última-milha, a compensação das respetivas emissões carbónicas resultantes da atividade própria de transporte e distribuição de encomendas e expresso, em Portugal.

O projeto nacional de “Recuperação de animais selvagens” visa devolver a biodiversidade faunística às florestas nacionais, tornando-as mais resilientes e adaptadas às condições climáticas previstas para o nosso país. Leva a cabo a receção de animais selvagens debilitados, em centros de recuperação e a sua devolução ao meio natural, promovendo a conservação de áreas naturais, enquanto valoriza o património natural da região onde se inserem.

Paralelamente, o projeto permite também a realização de estudos relativos à biologia das espécies, programas de reprodução em cativeiro, ações de educação ambiental e ações de formação, sempre que estas atividades não interfiram com o processo de recuperação dos animais. Este programa não promove a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), mas apoia na adaptação às Alterações Climáticas.

Já o projeto internacional do Brasil “Envira – Prevenção da desflorestação”, tem como objetivo a proteção florestal e a prevenção da desflorestação não planeada e ilegal da floresta nativa amazónica, promovendo a gestão florestal sustentável. O Envira Amazónia protege 39 000 hectares de floresta tropical junto ao rio Jurupari, perto da cidade de Feijó, no estado do Acre, Brasil, área fortemente desbastada quer pela desflorestação intensiva, quer pela criação de gado na região.

Os projetos foram escolhidos pelo público, através de uma votação online, que decorreu entre os dias 18 e 29 de setembro no site dos CTT.