Iniciativa dos CTT e da Quercus recebe menção honrosa na cerimónia do Prémio Nacional de Sustentabilidade

16 de Abril, 2021

A iniciativa dos CTT em parceria com a Quercus, “Uma Árvore pela Floresta”, foi distinguida com uma menção honrosa na cerimónia final do Prémio Nacional de Sustentabilidade, na categoria Comunicação de Sustentabilidade, esta quinta-feira, dia 15 de maio, promovida pelo Jornal de Negócios.

Desde 2014 que os CTT e a Quercus são parceiros nesta iniciativa que tem como objetivo permitir que todos possam contribuir para a reflorestação do território nacional e até participar ativamente nas plantações. Graças ao contributo de todos, já foram vendidos mais de 100 000 kits através da iniciativa “Uma Árvore pela Floresta”, que já se converteram em mais de 99 mil árvores autóctones plantadas, em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas do nosso País, em particular nas zonas mais afetadas pelos incêndios.

Para Miguel Salema Garção, diretor de Comunicação e Sustentabilidade dos CTT, “é com muito orgulho que recebemos esta menção honrosa, não só pelo trabalho diário posto em prática todos os dias pelos CTT mas também graças à generosidade e adesão de todos os portugueses, povo sempre solidário, a esta iniciativa, da qual fazemos parte desde a primeira edição. Os CTT no âmbito da sua política de sustentabilidade acreditam na importância de promover a conservação da biodiversidade e a proteção da nossa floresta e continuarão, com entrega total, empenhados nesse sentido.”

Ainda este ano, no passado mês de março, os CTT e a Quercus, concretizaram a plantação de 8000 árvores na Mata Nacional de Leiria, árvores autóctones que correspondem a “kits” adquiridos pelo público na campanha de 2019 e que ainda não tinham sido plantadas devido à pandemia.

Os kits vendidos são convertidos em árvores e arbustos de espécies autóctones, como o freixo, o sobreiro,  a azinheira, o medronheiro, ou o castanheiro, de entre 30 espécies, que são plantadas em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas com a participação ativa de todos os voluntários que se inscreverem no website ou através do email voluntarios@quercus.pt. O kit da edição de 2020, o Fraxinus angustifolia ou o freixo-nacional, ainda pode ser adquirido por 3,50€ em todas as Lojas CTT espalhadas por todo o País e na Loja Online em www.ctt.pt. Brevemente será lançada uma nova edição do kit alusiva a uma diferente espécie autóctone plantada no âmbito desta iniciativa.

Os kits “Uma Árvore Pela Floresta” possuem também um QR Code, com uma mensagem sonora que disponibiliza notícias e instruções para o registo do kit no site www.umaarvorepelafloresta.quercus.pt, para que saiba onde a sua árvore vai ser plantada e para o caso de querer ser voluntário nas plantações a realizar. Todas as plantações são organizadas no terreno pela QUERCUS, em colaboração com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.