Fundo de Inovação dos CTT investe em start-up portuguesa na área da mobilidade

6 de Março, 2024

Foto da notícia

O 1520 Innovation Fund (antigo Fundo Techtree) lançado pelos CTT para apoiar atividades de inovação nas pequenas e médias empresas e start-ups, participou na ronda de financiamento da Ubirider, uma start-up portuguesa, responsável pelo desenvolvimento da uma plataforma de “mobility as a service” (MaaS), a Ubirider Platform, que permite aos operadores de transportes e de mobilidade gerirem digitalmente todos os aspetos do seu negócio, com informação em tempo real e que inclui uma aplicação móvel, Pick, que permite aos viajantes planear viagens multimodais, pagar as tarifas associadas e, quando em viagem, contarem com apoio baseado em informação contextual, também em tempo real.

Este investimento onde o fundo dos CTT participou, através da sua gestora, a Iberis Capital, contou com mais investidores. Ao todo, foram angariados 1,95 milhões de euros que  serão utilizado para fazer crescer a empresa a nível internacional e para expandir as equipas de desenvolvimento de produto, comercial e de marketing, mas também para disponibilizar à Ubirider os recursos necessários para acelerar o desenvolvimento das suas inovações, particularmente nos pagamentos digitais e  contactless, em benefício  dos utentes, dos operadores de transportes públicos e da melhoria do estado-da-arte da “mobilidade aberta” em todo o mundo.

“O negócio de pagamentos, nomeadamente de bilhética, há muito que tem uma relevância grande para os CTT, nomeadamente para a nossa empresa de Pagamentos do grupo, a Payshop. A adoção da bilhética móvel e dos pagamentos contactless nas cidades, pelos prestadores de serviços de transporte, é uma tendência que está a registar um crescimento importante.", afirmou Nuno Matos, Diretor de Digital, Novos Canais e Inovação dos CTT. "O que a Ubirider está a desenvolver com a sua plataforma faz-nos estar bastante confiantes no potencial da tecnologia para ganhar relevância no mercado, ao mesmo tempo que nos deixa muito entusiasmados por ver como ajudará a transformar os transportes públicos em algo que as pessoas apreciam e procuram, contribuindo assim também para a sustentabilidade ambiental que é uma das nossas prioridades estratégicas”, acrescentou.

Para os CTT, esta aposta reforça a proximidade ao ecossistema nacional de start-ups, em áreas onde o Grupo CTT opera. Esta é mais uma start-up em que o fundo 1520 aposta e a sua operacionalização e acompanhamento será, como habitualmente, feito através do programa de interação com start-ups dos CTT, o 1520 StartuProgram.

O Fundo 1520, com uma dotação, reforçada no final do ano passado, de 8 milhões de euros, visa investir em start-ups (seed, series A e growth) e pequenas e médias empresas, privilegiando a atuação em setores alinhados com as prioridades de atuação dos CTT, nomeadamente e-commerce, operações & logística, comunicações, fintech, retalho, publicidade e sustentabilidade. Está também prevista a possibilidade de coinvestimento, com a abertura para eventuais parcerias com redes de investidores, para promoção de partilha de oportunidades de investimento.

O programa 1520 StartuProgram dos CTT desenvolve e apoia start-ups nacionais e contribui em simultâneo para o desenvolvimento do seu próprio ecossistema. O programa de interação com start-ups visa abrir as portas dos CTT ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem no nosso negócio, potenciando áreas de colaboração conjunta e com os benefícios recíprocos que daí advêm. Desde a sua criação, o programa já mapeou mais de 2000 empresas, contando com 21 projetos atualmente em curso: 6 em parcerias comerciais, 15 em projetos de co-criação, 1 aquisição e 7 investimentos via Techtree, a KIT-AR, a Sensefinity, a Habit, a Fraudio, a Neuralshift, a Paynest e agora a Ubirider.

O 1520 Innovation Fund é integralmente financiado pelo Grupo e a sua gestão foi confiada à Iberis Capital, que apresenta um currículo sólido em gestão de fundos de investimento e com espectro de empresas diversificado, de start-ups a PMEs.

Os CTT assumem-se como uma empresa orientada para o cliente e para as suas necessidades, com uma oferta segmentada para particulares e empresas, com soluções que começam no envio de correio e expresso, passam pelas melhores ofertas de poupança, crédito seguros, e por um portefólio alargado de produtos de conveniência na sua rede de lojas e, ainda uma oferta completa de soluções para apoiar as empresas no seu processo de digitalização e crescimento. Tais serviços incluem publicidade, pagamentos, logística incluindo fullfilment, outsourcing de processos e apoio à presença no mundo do comércio eletrónico.