CTT voltam aos lucros no terceiro trimestre

5 de Novembro, 2020

Os CTT – Correios de Portugal voltaram aos lucros este trimestre, depois de um primeiro semestre com prejuízo, demonstrando que a estratégia de diversificação de negócio é a acertada e que as medidas empreendidas para responder à crise provocada pela pandemia estão a obter resultados positivos. O resultado líquido foi de 4,3 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.

Além deste regresso aos resultados positivos, a Empresa registou o melhor trimestre de sempre na unidade de negócio Expresso e Encomendas, com os rendimentos operacionais a crescer 24,5%, fruto do crescimento da atividade de e-commerce no atual contexto de pandemia COVID-19 e da forte oferta comercial voltada para o digital que os CTT lançaram nos últimos meses.

Assim, na unidade de negócios de Expresso e Encomendas os rendimentos operacionais atingiram 131,5 milhões de euros até setembro, um crescimento de 19,5% face ao período homólogo de 2019. No terceiro trimestre atingiram 46,4 milhões de euros (+24,5% face ao homólogo), o que evidencia a continuidade do forte crescimento já verificado no segundo trimestre de 2020.

O primeiro semestre foi marcado pela pandemia de COVID-19 e pelos efeitos das restrições impostas à maior parte dos setores da economia, que tiveram um forte impacto no perfil de envios. Verificou-se uma redução do tráfego B2B assistiu-se a um forte crescimento da atividade de e-commerce e, portanto, do tráfego B2C. No terceiro trimestre manteve-se o forte ritmo de atividade de e-commerce e verificou-se uma recuperação no negócio B2B.

Os rendimentos Expresso e Encomendas em Portugal situaram-se em 81,2 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2020, 15,1% acima do período homólogo de 2019. Os rendimentos obtidos no terceiro trimestre, de 29,4 milhões de euros (+19,5%), evidenciam um valor sem precedentes.

Nos primeiros nove meses de 2020 o tráfego CEP em Portugal totalizou 17,8 milhões de objetos, mais 34,5% do que no período homólogo de 2019. A contribuir para este recorde de atividade está o já referido impulso do e?commerce, com um crescimento muito relevante nos setores da alimentação, desporto e lazer, educação e cultura e eletrónica de consumo.

Os rendimentos de Expresso e Encomendas em Espanha situaram-se em 48,2 milhões de euros até setembro, 27,4% acima do período homólogo de 2019. No terceiro trimestre atingiram 16,3 milhões de euros, representando mais 4,4 milhões de euros, +36,7% do que no terceiro trimestre de 2019.

O tráfego em Espanha totalizou 16,7 milhões de objetos nos primeiros nove meses de 2020, crescendo 44,0% face ao período homólogo de 2019. Esta evolução é reflexo do aumento do e-commerce e do esforço comercial que resultou em acordos com grandes e-tailers globais que começaram a operar no envio de encomendas urgentes para toda a Península Ibérica.

A empresa continua com o seu plano de reestruturação para se posicionar como operador de referência no envio de encomendas urgentes no mercado ibérico, tendo investido em máquinas de tratamento e triagem para os seus principais centros em Espanha - Madrid e Barcelona -, adquirido dispositivos móveis e um novo software de inteligência artificial para otimizar o dia-a-dia dos distribuidores, a sua carga e rotas, contando já com numerosos veículos a operar desta forma, com vista a melhorar a qualidade de serviço. Este investimento, que ronda os 12 milhões de euros, permite que os CTT apresentem uma oferta única e diferenciadora no mercado ibérico.

Estes indicadores demonstram que os CTT estão a lançar os pilares para a transformação da Empresa, que atualmente é muito mais do que correio e cuja transformação está a ser bem-sucedida. A aposta em serviços inovadores e diferenciadores e a criação de uma oferta digital de excelência levam a que a empresa tenha, atualmente, o portefólio mais completo do mercado.

Os CTT assumem-se atualmente como empresa orientada para o cliente e para as suas necessidades, com uma oferta segmentada para particulares e empresas, com soluções que começam no envio de correio e expresso, passam pelas melhores ofertas de poupança e crédito e por um portefólio alargado de produtos de conveniência na sua rede de lojas e, ainda uma oferta completa de soluções de publicidade, de logística, de outsourcing de processos e de apoio à presença no mundo do comércio eletrónico, para apoiar as empresas no seu processo de digitalização e crescimento.