CTT reforçam frota alternativa com 160 Citroën AMI Cargo

19 de Maio, 2022

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal vão reforçar a sua frota sustentável com 160 Citroën AMI Cargo, que irão servir a operação last mile. O fornecimento destes quadriciclos elétricos é fruto de um acordo assinado entre as duas Empresas como uma solução de micromobilidade elétrica, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar dos grandes centros urbanos.

Com uma bateria de 5,5 kWh e um motor elétrico de 6 kW, os AMI atingem uma velocidade máxima de 45 km/h e têm uma autonomia de 75 quilómetros.

De acordo com o CEO dos CTT, João Bento, “os AMI serão utilizados para a distribuição postal eminentemente em zonas urbanas, nomeadamente nas principais cidades portuguesas. As suas dimensões permitem um fácil acesso, inclusive circular nas ruas mais estreitas que caracterizam muitas cidades portuguesas, tornando-se fácil estacionar nas constantes paragens que os carteiros terão de efetuar. Antes de avançarmos para este negócio, testámos um AMI em ambiente real, obtendo um feedback muito positivo por parte dos utilizadores, o que ajudou à tomada de decisão final”.

Os CTT têm realizado uma forte aposta na sua frota alternativa e na redução da dependência de veículos a combustão tradicional. Desta forma, ao mesmo tempo que oferecem mais segurança, conforto e comodidade aos trabalhadores que diariamente percorrem as ruas das cidades portuguesas, contribuem para um ambiente mais saudável, com impacto positivo na saúde de todos.

Os quadriciclos elétricos Citroën AMI visam, no curto prazo, substituir os motociclos na frota CTT, protegendo assim os trabalhadores, uma decisão que dará um contributo decisivo para uma maior segurança rodoviária nas estradas portuguesas. Adicionalmente, estes veículos têm maior disponibilidade de espaço de carga, o que permite transportar as encomendas e correio de forma segura no last mile.

A frota alternativa dos CTT conta atualmente com mais de 400 veículos e a empresa disponibiliza uma oferta de entregas verdes, em veículo 100% elétrico, aos seus clientes empresariais. Desta forma, em 2021, os quilómetros percorridos pelos veículos da frota alternativa dos CTT aumentaram 57% face a 2020.

De realçar ainda que os CTT já operam com dois hubs totalmente elétricos: Arroios e Junqueira, prevendo-se a expansão a outros Centros.