CTT reforçam foco na Sustentabilidade em 2022

13 de Janeiro, 2023

Foto da notícia

Em 2022, os CTT recentraram a sua abordagem nas questões da sustentabilidade e aprofundaram a sua resposta aos desafios, com metas ambiciosas, demonstrando os primeiros resultados que o caminho está a ser feito.

O recentramento deu-se em volta das dimensões ESG (ambiente, sociedade e governação societária, na sua sigla inglesa), que foram reavaliadas e novos desafios e metas apresentados, entre os quais se destaca o objetivo net zero em termos de emissões carbónicas de toda a nossa atividade até 2030.

O aprofundamento também está relacionado com estas metas ambiciosas e com o caminho que os CTT já iniciaram, ao longo de 2022, para os atingir.

Entre os resultados do ano passado, destacam-se os 3,5 milhões de objetos de Correio Verde vendidos, só nos primeiros seis meses do ano. A adesão a esta oferta, cuja pegada em termos de emissões diretas é anualmente compensada pelos CTT com o apoio a iniciativas de compensação carbónica selecionadas pelo público, demonstra como os nossos stakeholders dão importância ao impacto das suas decisões de consumo. A isto, acresce o facto de 55% da oferta de correio e expresso e encomendas incorporar materiais reciclados. Os CTT posicionam-se como aliados deste movimento, disponibilizando opções mais responsáveis.

Além disso, no caminho de descarbonização que os CTT têm vindo a seguir desde há mais de 10 anos, podemo-nos orgulhar de ter aberto cinco centros operacionais 100% elétricos em Portugal, isto é, em que as entregas são totalmente garantidas por veículos que não emitem gases com efeito de estufa. De resto, a frota alternativa dos CTT, a maior do setor logístico em Portugal e que conta com cerca de 500 veículos, conheceu um aumento de 90% no número de veículos elétricos e de 64% nos quilómetros percorridos por este tipo de veículos.

O caminho para a descarbonização é diversificado e toma múltiplas vias. No que diz respeito às instalações físicas dos CTT, CTT e EDP criaram “bairros solares” (cerca de 40 instalações de painéis) que geram eletricidade de forma renovável para as suas necessidades e providencia energia solar à rede da comunidade local, gerando retorno direto sobre este investimento.

Outra via em que estamos a prosseguir o nosso caminho é o da promoção de uma economia mais circular. Em 2022, orgulhamo-nos de ter recebido o Prémio Coups de Coeur, da responsabilidade da PostEurop, uma organização setorial a nível continental, que distinguiu a iniciativa de reconversão de máscaras sanitárias inutilizadas em materiais novos. Em parceria com a start-up portuguesa, TO-BE-Green, da reciclagem das máscaras resultaram em objetos decorativos, como enfeites de Natal, que foram depois vendidos nas nossas lojas. Atualmente, estamos a incorporar o polímero resultante do processamento destas máscaras na produção de tabuleiros utilizados nas operações de tratamento de objetos de correio, expresso e encomendas.

Também no campo da governação interna, as práticas dos CTT estão agora a ser medidas e comparadas com metas tangíveis. Temos mais de 40% de mulheres em posições de liderança de topo e intermédia, um tema fulcral para a vida da organização e em que os CTT declararam a ambição de atingir a paridade até 2030.

No que diz respeito às nossas Pessoas, os CTT deram um passo muito relevante em 2022, com a obtenção da certificação como Empresa Familiarmente Responsável, da fundação espanhola MásFamília, e voltámos a publicar o Plano Para a Igualdade para 2023, uma prática mantida desde 2017, mas reforçada este ano com um diagnóstico mais rigoroso a questões como o gap salarial.

O voluntariado continua a ser uma pedra basilar da vivência da responsabilidade social nos CTT. Só até ao final do terceiro trimestre deste ano, mais de 200 voluntários já tinham consagrado um total de perto de 600 horas à nobre missão de ajudar quem mais precisa. De entre as várias ações, que foram da intervenção junto da natureza às dádivas de sangue, destacamos o apoio à logística da campanha “Vamos Ajudar o Povo da Ucrânia”, em que os braços das nossas voluntárias e dos nossos voluntários movimentaram 40 toneladas de bens doados pela população portuguesa e os encaminharam para a embaixada ucraniana em Varsóvia.

A iniciativa “Uma Árvore Pela Floresta”, em parceira com a Quercus, lançou a sua 9ª edição. Desde que arrancou, já foram plantadas cerca de 110 mil árvores, através da participação ativa de centenas de pessoas. Com a venda dos kits da iniciativa nas suas lojas e a participação dos seus voluntários nas plantações das árvores, os CTT reforçam a sua política de apoio à biodiversidade e de combate às alterações climáticas.

E, em época natalícia, não podemos esquecer o Pai Natal Solidário. Cerca de 140 mil cartas foram enviadas por crianças desfavorecidas e os CTT promovem a recolha e o envio a essas crianças de todos os brinquedos que sejam apadrinhados pelos nossos clientes e entregues nas nossas lojas.