CTT relançam projeto de voluntariado com a EPIS para jovens em risco de insucesso escolar

12 de Janeiro, 2023

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal lançaram o 3º ano da 3ª edição do Projeto de Voluntariado EPIS/CTT, promovido pela EPIS - Empresários para a Inclusão Social, em que mentores/as e explicadoras voluntários/as apoiam jovens em risco de insucesso escolar.

O lançamento decorreu na passada terça-feira, dia 10 de janeiro, entre as 10h30 e as 12h45 na Escola Secundária da Amora, no Concelho do Seixal, mentores/as, explicadoras e respetivos alunos/as encontraram-se pela primeira vez para iniciar um percurso conjunto. Este último ano da 3º edição conta com 11 mentores/as e duas explicadoras. Durante o encontro foi apresentado o Programa aos Voluntários/as CTT, alunos/as e Encarregados de Educação presentes e foi feito o respetivo emparelhamento dos/as envolvidos/as.

O papel do/a mentor/a é feito através de um acompanhamento de proximidade e estabelecimento de uma boa relação, motivando e estimulando os/as jovens a desenvolver o seu potencial académico, transmitindo-lhe atitudes e valores, reforçando a autoestima e integração social e capacitando-o/a para construir um projeto de vida bem-sucedido.

Durante o ano letivo serão realizados três encontros conjuntos entre Mentores/as, explicadoras e alunos/as, elementos dos CTT e da EPIS. Para dinamizar a comunicação entre Mentores/as e alunos/as serão lançados desafios mensais, para resolução. Nesta 3ª edição, para além de Mentores/as, os CTT alargaram o âmbito de intervenção e lançaram o desafio a todos/as os/as colaboradores/as CTT para que se voluntariassem igualmente para darem apoio pedagógico através de explicações regulares, a estes alunos e alunas.

Os alunos e alunas das edições anteriores têm tido apoio pedagógico de Trainees, nomeadamente nas disciplinas de matemática e inglês. Este apoio insere-se numa das vertentes do Programa para Trainees, visando a integração de jovens universitários na empresa. O voluntariado é parte integrante deste programa, tendo sido atribuídas 4 horas mensais a cada Trainee para participação em várias iniciativas da empresa de âmbito social e ambiental, à escolha. De entre elas, o apoio pedagógico a alunos da EPIS que se revelou uma das iniciativas preferidas dos Trainees, com excelentes resultados, tanto a nível pedagógico, como humano, razão que levou a empresa a querer alargar esta hipótese de apoio à sociedade a todos os colaboradores/as.

Os CTT apadrinham com grande empenho e entusiasmo este projeto de inclusão social.