CTT participam em ação de voluntariado dedicada ao Ensino Básico

22 de Fevereiro, 2024

Os CTT – Correios de Portugal, em parceria com a Junior Achievement Portugal (JAP), participam esta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, na ‘JAP in a Day’, uma iniciativa inserida no Projeto de Voluntariado Ibérico JAP/CTT que, em conjunto com outras empresas participantes, pretendem impactar mais de 3.500 alunos em cerca de 60 escolas em todo o país.

Este programa tem por base a instrução de conteúdos programáticos pré-definidos e organizados pela JA em sala de aula, a alunos do 1º ao 9º ano. Os conteúdos inserem-se em três temáticas: Literacia Financeira, Competências para a Empregabilidade e Educação para o Empreendedorismo e Cidadania.

 Assim, num único dia e em simultâneo, 12 voluntários dos CTT vão implementar uma versão condensada das sessões e conteúdos dos programas de Ensino Básico em agrupamentos de escolas por todo o território nacional. No âmbito desta iniciativa, o objetivo é que todos os alunos adquiram competências como o autoconhecimento, a comunicação, o desenvolvimento de carreira, a interpretação de informação, a escuta ativa, o pensamento criativo e crítico, a resolução de problemas, a tomada de decisão e o trabalho em equipa.

 Desde 2005, mais de 350 mil alunos participaram em programas do Ensino Básico da JAP. Atualmente, a Junior Achievement está presente em 121 países e os programas abrangem mais de 10 milhões de crianças e jovens, todos os anos.