CTT lançam emissão de selos dedicada aos instrumentos musicais das bandas filarmónicas

19 de Fevereiro, 2024

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal Os CTT – Correios de Portugal lançam esta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, o 2.º grupo da emissão filatélica dedicada aos Instrumentos Musicais das Bandas Filarmónicas.

“Há mais de dois séculos, foi na Europa que nasceram as “bandas de música”, acompanhando a afirmação do liberalismo e, posteriormente, do movimento republicano, e revolucionando a arte de fazer música, levando-a a sair dos salões das elites, para o espaço público. No ambiente do século xix, a música e a atividade das bandas tornaram-se uma das principais formas de sociabilidade entre as diversas classes sociais, numa época em que ocorre a grande proliferação das bandas filarmónicas, traduzindo a importância da atividade cultural e artística amadora nas classes sociais menos favorecidas, e a sua dimensão singular de desenvolvimento e de democratização cultural”, lê-se num excerto da pagela desta emissão.

A emissão é composta por quatro selos, que ilustram o Trompete, o Clarinete, o Saxofone tenor e a Tuba.

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas Lojas CTT dos Restauradores, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal e Antero de Quental, em Ponta Delgada.

O design dos selos esteve a cargo de Hélder Soares, da Unidesign.

Compre já