CTT lançam serviço de devolução de compras online sem etiquetas de transporte

10 de Janeiro, 2024

 Os CTT – Correios de Portugal acabam de lançar um novo serviço para as lojas online, cujo objetivo é facilitar a devolução de compras. Para beneficiarem da Devolução Simplificada, as lojas têm apenas de se registar na plataforma dos CTT e depois divulgar aos seus clientes compradores o link da página do pedido de devolução. Para novas adesões, as primeiras quatro mensalidades são gratuitas.

Esta oferta visa responder à crescente importância que é atribuída pelos clientes compradores às devoluções no contexto da sua compra online, permitindo a sua realização por intermédio de uma experiência totalmente digital.

Todo o processo é online, simples e intuitivo. Para usufruírem do serviço, os clientes compradores têm de aceder à página no site dos CTT, escolher a loja onde efetuaram a compra e preencher a informação de devolução – número da encomenda, data, dados de morada e razão da devolução. Depois de pagarem o envio online, os clientes ficam com um código de devolução que lhes permite a entrega da encomenda, sem necessidade de imprimir quaisquer documentos, nem etiqueta de transporte. A devolução da encomenda pode ser feita num dos Pontos de Entrega CTT (a rede de pontos de Entrega CTT conta já com 3.000 pontos entre lojas CTT, pontos CTT, Agentes Payshop e cacifos Locky).

Por seu lado, depois de criado o processo, as lojas têm acesso a um backoffice onde podem consultar todas as devoluções criadas pelos seus clientes e proceder à sua aceitação e aprovação, sendo os clientes automaticamente notificados.

Este é um serviço tira partido da enorme capilaridade da rede dos CTT, a maior e mais abrangente a nível nacional, com uma forte proximidade às populações. A rede de Pontos de Entrega dos CTT está em forte crescimento e já é a maior da Península Ibérica, com mais de 14 mil locais alternativos ao domicílio para o envio e receção de Encomendas Expresso em Portugal e Espanha.