CTT lançam projeto-piloto de embalagens reutilizáveis

15 de Junho, 2021

Os CTT, em parceria com a Näz, lançaram um novo projeto-piloto de utilização de embalagens reutilizáveis que permite que as compras online sejam acondicionadas em embalagens reutilizáveis, como alternativa às tradicionais embalagens de utilização única.

A Näz, empresa de moda sustentável 100% portuguesa, são o primeiro parceiro deste projeto que tem como objetivo reduzir a pegada carbónica associada à distribuição, procurando soluções sustentáveis disruptivas e incentivando a economia circular.

A Embalagem ECO Reutilizável CTT está direcionada aos clientes de e-commerce e apresenta-se como uma alternativa às embalagens de utilização única, sendo passível de ser introduzida múltiplas vezes na rede operacional dos CTT, com uma vida útil esperada de até 50 ciclos.

Para Maria José Rebelo, diretora de Sustentabilidade dos CTT, “este projeto reposiciona-nos na liderança em matéria de gestão carbónica e de combate às alterações climáticas e reforça o programa de responsabilidade ambiental e social com vista a uma maior proximidade com as partes interessadas. Ao permitir um sistema de reutilização, esta embalagem constitui um passo importante no apoio à transição para uma economia circular, com particular impacto num mercado em expansão como o do e-commerce. Fazemo-lo porque acreditamos que podemos influenciar positivamente aqueles que colaboram connosco e com quem interagimos na nossa cadeia de valor.”

Para Marta, Especialista de Marketing da Näz, “este projeto proporciona uma alternativa ainda mais ecológica para os nossos envios, que atualmente são feitos através de envelopes de papel kraft, permitindo um ciclo de vida das embalagens superior através da sua reutilização, e um passo importante para os nossos objetivos de desenvolvimento sustentável orientados para a descarbonização e economia circular.”

Com a subscrição deste serviço por parte dos parceiros (e-sellers), os mesmos passam a ter acesso a embalagens reutilizáveis de forma a acondicionar os seus envios online. Já os compradores (e-buyers) poderão ter a opção de usar esta nova solução de distribuição paralelamente às já existentes.  Ao subscrever este serviço, o comprador terá que devolver a embalagem num conjunto de lojas CTT e marcos de correio selecionados ou diretamente ao distribuidor no ato da entrega da encomenda. Ao devolver a embalagem, para além de contribuir para uma distribuição mais sustentável, o comprador é ainda recompensado com um voucher de desconto para utilização numa futura compra na loja online de origem da sua encomenda.

Os CTT assumem o compromisso de estar cada vez mais envolvidos com a sustentabilidade, pensando no futuro de todos. Esta atitude é posta em prática todos os dias, inovando nos processos, nos produtos, na tecnologia ao serviço da empresa e em diversas iniciativas e apoios que geram valor para a comunidade. Os CTT têm empreendido várias medidas de apoio à biodiversidade e de combate às alterações climáticas, expressas através de um portefólio ecológico ou carbonicamente neutro (Correio Verde, DM Eco e Expresso/Encomendas) e da aposta na eficiência energética e carbónica. Os CTT têm a maior frota ecológica do setor logístico em Portugal que conta atualmente com 335 veículos alternativos e têm vindo a reduzir a sua pegada carbónica tendo já registado uma redução das emissões carbónicas diretas e indiretas em 27% desde 2013.

Pode saber mais sobre o projeto em www.ctt.pt/embalagem-eco