CTT Lançam Postal Inteiro da República em Homenagem a Jean Moulin

27 de Setembro, 2021

Os CTT – Correios de Portugal lançam esta segunda-feira, dia 27 de setembro, um Postal Inteiro da República com Carimbo Comemorativo em homenagem a Jean Moulin.

De acordo com o Diretor de Filatelia dos CTT, Raul Moreira, “nesta atitude dos CTT face a Jean Moulin, revemos a nossa obrigação de dar conhecimento através dos Valores Postais e Filatélicos das mais importantes efemérides históricas, culturais e científicas que tiveram Portugal como palco”.

Jean Moulin, que foi a grande, talvez a principal, figura da Resistência Francesa ao regime nazi, esteve em Lisboa durante várias semanas a preparar a sua estadia em Londres, onde entregaria ao general de Gaulle um importante relatório sobre a situação em França e a estratégia que aconselhava para o desenvolvimento da luta clandestina no seu país.

A importância deste chamado “Relatório de Lisboa”, por um lado, mas sobretudo a relevância política e humanitária de Jean Moulin, que é transversal à civilização ocidental e não apenas um mito francês, levou a que os CTT se juntassem a esta iniciativa do coletivo Quinzena Jean Moulin para recordar e louvar esta grande figura da história europeia.