CTT lançam emissão filatélica para assinalar os 200 anos da independência do Brasil

7 de Setembro, 2022

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal lançam esta quarta-feira, dia 07 de setembro, uma emissão filatélica para assinalar os 200 anos da Independência do Brasil.

Conforme se lê na pagela desta emissão, “no dia 07 de setembro de 1822, nas margens do Rio Ipiranga, perto de São Paulo, soltou-se o famoso grito «Independência ou Morte». Foi assim simbolicamente anunciado o passo decisivo na construção do Brasil como nação independente. Sob a égide da ainda reinante Casa de Bragança, o até então Príncipe Regente D. Pedro assume a liderança política que lhe fora implicitamente outorgada pela nação brasileira que, em janeiro desse mesmo ano, ouvira e ecoara o seu grito não menos famoso do «Fico». Ao declarar que ficava, que não obedecia ao apelo das Cortes Constituintes reunidas em Lisboa, D. Pedro adotava o Brasil como sua pátria, preparando a natural ascensão à chefia de um novo império separado da matriz original. A proclamação como imperador ocorreu, prontamente, em 12 de outubro de 1822 (…).”

Esta emissão é composta por um selo, com um valor facial de 2,75€, com uma tiragem de 75 000 exemplares. O design do selo esteve a cargo de Hélder Soares, da Unidesign.

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas Lojas CTT dos Restauradores, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal e Antero de Quental, em Ponta Delgada.